Inscrições abertas para desafio tecnológico e inventário florestal no sul da Ba

Mata na rergião sul da Bahia
Maurício Maron

Startups e empresas de tecnologia, grupos e instituições de pesquisa e controle, estudantes e profissionais de qualquer área podem se inscrever, até o dia 23 de outubro, na chamada pública Desafio Tecnológico – Inventário Florestal. A ação é realizada pelo Sebrae e FAEB/SENAR, e tem inscrições abertas pelo site http://bit.ly/inventarioflorestal21.

O objetivo da chamada é identificar, selecionar e apoiar técnico financeiramente projetos de inovação na vertical tecnológica para Inventário Florestal na região Sul da Bahia, onde o cacau originalmente era cultivado no sistema Cabruca (cultivo do cacau sob o dossel de uma floresta nativa). O principal diferencial das áreas de Cabruca, que têm um alto valor de conservação por preservar elementos originais da flora e fauna da Mata Atlântica, está relacionado à manutenção permanente da cobertura florestal.

Dessa forma os proponentes devem desenvolver tecnologias de campo ou sensoriamento remoto para realização de inventário florestal em áreas de Cabruca na região sul da Bahia; desenvolver tecnologias para o processamento de dados de inventários florestais para geração de prescrições de manejo que conciliam a produção cacaueira e florestal; e desenvolver tecnologias que integrem inventário florestal, processamento e análise de dados e produção de relatórios customizados para o licenciamento da atividade de manejo florestal na Cabruca.

Como resultado, os proponentes devem objetivar a redução de custo para elaboração do Plano de Manejo, aumentar as áreas de cacau sob manejo Florestal Sustentável, melhorar a tomada de decisão e organização de dados, agilizar o processamento de inventário florestal e garantir a sustentabilidade do processo produtivo.

Etapas

Os inscritos selecionados no Desafio Tecnológico participarão de algumas etapas, durante toda a realização do programa. Primeiro, serão realizadas capacitações online com os participantes que, na sequência, apresentarão um Pitch para banca técnica, empresarial e institucional.

Após essas etapas, será realizada uma visita técnica in loco no município de Ilhéus (BA), para que possa também participar da agenda prática com testes de avaliação.

Dentre os benefícios para os três finalistas, estão: viagem para capacitação, conexão e entendimento dos desafios a serem enfrentados; viagem para teste prático da solução; passagem, hospedagem, mentorias e acesso aos produtores, cursos específicos e E-Agro, além de um prêmio em dinheiro para o vencedor.

O regulamento completo do Desafio Tecnológico pode ser acessado neste link. A iniciativa conta também com a parceria da Rede+, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), EnviPRO, Centro de Inovação do Cacau (CIC) e Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), com patrocínio da Mondeléz International e Instituto Arapyaú.