Presidente da Câmara testa positivo e sessões voltam a ser remotas

César Porto
Ascom

O presidente da Câmara de Ilhéus, César Porto, está em isolamento social desde a última sexta-feira. Porto foi testado positivo para a Covid-19. O resultado acontece dias depois que um servidor da Câmara também testou positivo, fato que resultou na suspensão das sessões presenciais que vinham acontecendo no Salão Nobre do Palácio Paranaguá.

Por medida de segurança, a Câmara vai testar servidores e parlamentares nos próximos dias, desta vez por meio da molecular RT-PCR, exame mais seguro e confiável, quando é usado um swab, tipo de cotonete, que é inserido no nariz ou garganta do paciente, de onde é coletada uma amostra para ser analisada. 

A partir da próxima segunda-feira (08), a Câmara Municipal de Ilhéus retorna para a execução de todas as suas atividades através do sistema “home office”, sem prejuízo de funcionamento dos setores administrativos e gabinetes parlamentares, que devem adotar as plataformas virtuais disponíveis até posterior deliberação.

A decisão do Presidente César Porto em manter as atividades legislativas sob o sistema de home office visa resguardar a saúde dos vereadores e servidores da Câmara Municipal de Ilhéus, após a positivação para o COVID-19 dos resultados de exame do próprio Vereador Presidente e de um servidor da Casa.

“Apesar da necessidade do distanciamento físico, todos os setores administrativos e gabinetes parlamentes devem seguir funcionando em sistema home office, através dos endereços de e-mails, telefones e plataformas virtuais de comunicação”, destacou César Porto.

“Já as sessões e reuniões parlamentares presenciais serão convertidas em virtuais e devem retornar assim que a Coordenação de Informática e Tecnologia da Câmara viabilizar o acesso de todos os vereadores em exercício”, finalizou o Presidente.

Na última semana o Presidente providenciou a dedetização do prédio da Câmara de Ilhéus, além de ter promovido o teste rápido do COVID-19, através da Secretaria de Saúde, para todos os servidores que tiveram contato com o servidor que primeiro testou positivo no âmbito da Câmara.