Abrigo já tem 21 velhinhos e cinco funcionários testados positivo para Covid-19

Nem todos os resultados já chegaram
Imagem meramente ilustrativa

Exclusivo. Para além dos 21 idosos moradores do Abrigo São Vicente de Paula, em Ilhéus, que já testaram positivo para a Covid-19, os primeiros resultados dos exames devolvidos pelo Lacen, feitos entre servidores e colaboradores da instituição, já revelam cinco deles também infectados pelo novo coronavírus. A confirmação dos números foi feita há pouco pelo secretário municipal da Saúde, Geraldo Magela, ao garantir para o Jornal Bahia Online que a situação, hoje, está mais controlada no abrigo. "Os positivados estão em isolamento, cedemos EPIs, material de desinfecção, um médico vem acompanhado caso a caso e o Centro de Atendimento e a Vigilância em Saúde. vêm monitorando os números", disse.

O Lacen ainda não entregou todos os resultados dos exames feitos na instituição e, muito provavelmente, hajam outros casos no decorrer das próximas horas. Hoje em Ilhéus, houve a entrega de 67 testes negativos, ou seja, pessoas que apresentavam sintomas mas não tiveram a doença confirmada. Deste total, muitos foram de moradores e servidores do abrigo. O secretário Magela considera a notícia alvissareira, já que demonstra uma certa involução do vírus.

Mais vagas

Outra informação positiva diz respeito à vagas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da cidade, disponibilizadas para a Covid-19. Ontem, cinco pacientes inspirando maiores cuidados aguardavam vaga de UTI.  "Hoje foram removidos para o Costa do Cacau e Hospital de Ilhéus, onde ocorreram algumas altas", informou. Outros dois foram transferidos (uma para Salvador, outro para Vitória da Conquista). A partir de hoje, para além dos 11 leitos do Hospital de Ilhéus, o município ganhou mais 10, entregues pela direção do Hospital Regional Costa do Cacau. "Há uma expectativa de que o Hospital de Ilhéus também disponibilize mais cinco leitos", projeta Magela, dando mais tranquilidade aos doentes e familiares. Pelo menos nos próximos dias.