Obra do Vezúvio é embargada pela Prefeitura

Bar Vezúvio
Arquivo/Maurício Maron

Em primeira mão. A Prefeitura de Ilhéus interditou a obra de reforma de um dos maiores patrimônios da cidade: o Bar Vezúvio. A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável constatou que a construção que estava sendo executada apresentava irregularidades e determinou o embargo considerando que a autorização inicialmente dada está inconsistente e desconforme com a Lei 2312/89. A decisão foi publicada no Diario Oficial do Município, edição desta terça-feira.

No início deste mês a concessão do espaço - que pertence a uma família suiça que reside em Ilhéus - foi transferida para outros empresários locais que decidiram pela reforma, com prazo de reabertura para o segundo semestre do ano.

Segundo o relatório de fiscalização, o responsável pela reforma recusou-se a assinar o termo.

Situado na Praça Dom Eduardo, foi aberto em torno de 1920 por dois italianos. Ficou bastante conhecido por fazer parte da obra do escritor Jorge Amado, Gabriela Cravo e Canela, na qual o personagem árabe Nacib era seu proprietário e se apaixonou pela protagonista Gabriela. É um dos pontos mais visitantes do interior da Bahia.

O Jornal Bahia Online procurou o secretário e vice-prefeito José Nazal. De acordo com Nazal "o processo estava irregular". A decisão de embargar a obra é apenas no sentido de regularizar a situação. Ele informou que não poderia dar, no momento, maiores explicações sobre a medida por que não estava de posse do processo. "Amanhã às 8h30min me ligue que te passo os detalhes. Prefiro passar os detalhes com muita prudência", garantiu.

O outro lado - O empresário Camilo Carvalho, um dos sócios do novo empreendimento, explicou que tinha uma autorização para uma reforma simples, a exemplo de troca de piso, pintura e restauração da fachada. "Mas eu tinha certeza de que teríamos dificuldades com a reforma", disse, acrescentando que a cidade ainda não se criou a cultura de abraçar quem empreende, gera emprego e paga imposto. "A gente vai resolver", garantiu. "A reforma vai continuar e vamos resolver a situação o mais rápido possível", disse Camilo.