Ex-governo nega que tenha deixado UBS sem condições de uso

José Antônio Ocké
Arquivo/Secom/Gidelzo Silva

Continua o impasse. Enquanto o atual governo alega falta de condições físicas e de pessoal para o funcionamento pleno da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São Miguel, zona norte de Ilhéus (leia clicando aqui), o governo passado garante: a unidade foi entregue em plenas condições de funcionamento.

Uma nota pública emitida pelo Partido Progressista (PP), sigla do ex-prefeito Jabes Ribeiro, informa que a construção da referida unidade de saúde é resultado de convênio firmado entre o município e o Fundo Nacional de Saúde (FNS), por isso, seguiu todas as normas técnicas e o padrão estabelecido pelo FNS.

De acordo com os ex-secretários Dernerval Furtunato (Infraestrutura) e José Antônio Ocké (Saúde), a unidade teve suas obras finalizadas no dia 28 de dezembro e foi inaugurada no dia 30 do mesmo mês. "Após a entrega do equipamento pela empresa responsável pelo serviço, toda a estrutura foi vistoriada e a mobília necessária já se encontrava separada no almoxarifado da Secretaria de Saúde", acrescentam.

Na nota eles ainda esclarecem que passados quase dois meses, caso a unidade apresente problemas físicos, cabe acionar a empresa responsável pelo serviço para realizar a manutenção da estrutura, fazendo valer a garantia de obra.

"O corpo profissional à disposição da unidade de saúde incluía, até dezembro de 2016, um médico ginecologista, que também era clínico, enfermeira, técnica de enfermagem, recepcionista e auxiliar de serviços gerais", afirmou Ocké, a respeito do funcionamento da UBS.

Abaixo, o teor da nota do PP enviada para a redação do Jornal Bahia Online.

Nota de Esclarecimento

 

 

Em relação à nota divulgada pela Prefeitura de Ilhéus no último dia 15 e repercutida na imprensa regional acerca de problemas estruturais supostamente constatados na unidade de saúde do bairro São Miguel, os ex-secretários municipais de Infraestrutura, Derneval Furtunato, e de Saúde, Antonio Ocké, esclarecem que:

1.    A construção da referida unidade de saúde é resultado de convênio firmado entre o município e o Fundo Nacional de Saúde (FNS), por isso, seguiu todas as normas técnicas e o padrão estabelecido pelo FNS;

 

2.    A unidade teve suas obras finalizadas no dia 28 de dezembro e foi inaugurada no dia 30 do mesmo mês. Após a entrega do equipamento pela empresa responsável pelo serviço, toda a estrutura foi vistoriada e a mobília necessária já se encontrava separada no almoxarifado da Secretaria de Saúde;

 

3.    Passados quase dois meses, caso a unidade apresente problemas físicos, cabe à empresa responsável pelo serviço a manutenção da estrutura, fazendo valer a garantia de obra;

 

4.    O corpo profissional à disposição da unidade de saúde incluía, até dezembro de 2016, um médico ginecologista, que também era clínico, enfermeira, técnica de enfermagem, recepcionista e auxiliar de serviços gerais.

Por fim, reafirmam que a unidade foi entregue em plenas condições de funcionamento, tanto em relação à estrutura física, quanto ao corpo clínico, que, inclusive, vinha sendo incrementado com a contratação de profissionais aprovados em concurso público.