Professor da UFSB participa de artigo na revista Science

Trabalho sobre biodiversidade ganha destaque
Imagem meramente ilustrativa

Um novo estudo conduzido por pesquisadores de diversos países e divulgado na revista Science desta quinta (13) apresenta dados e conclusões sobre a relação entre a variedade de espécies de árvores em um mesmo ecossistema e a produtividade desse ecossistema. O engenheiro florestal e professor da UFSB, Daniel Piotto, é um dos autores do artigoPositive biodiversity-productivity relationship predominant in global forests, resultado de estudos do grupo de pesquisa internacional Global Forest Biodiversity Initiative.

Os efeitos da crise global de extinção de espécies sobre o funcionamento dos ecossistemas naturais têm sido muito debatidos pela comunidade científica internacional. Com um melhor entendimento da relação entre biodiversidade e produtividade, é possível quantificar quais poderão ser os impactos da perda de espécies na provisão de produtos e serviços pelas florestas do planeta.

Os cientistas concluíram que ocorre uma relação positiva, direta, entre a riqueza de espécies de um ecossistema florestal e a capacidade produtiva do mesmo. Quanto mais árvores de espécies diferentes em uma floresta, melhor; na mesma lógica, quanto menos biodiversidade, mais acelerada a queda da produtividade florestal.

Esse efeito foi encontrado consistentemente em diferentes locais. O estudo do efeito da riqueza de variedade no volume de produtividade das árvores envolveu o uso de inventário florestal de 777.126 parcelas de amostragem em 44 países, buscando a representação da maior parte dos biomas terrestres. A mesma perda de variedade de espécies de árvores teria efeitos significativos, com variações em cada localização. Uma das regiões visitadas foi a Bahia, que contém a maior diversidade florestal dentre as áreas estudadas.