Projeto de Educação Ambiental contemplou escolas das zona rural

Projeto de Educação Ambiental contemplou escolas municipais da zona rural de Ilhéus
Secom

A Prefeitura de Ilhéus, através da Gerência de Ações Regionais, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, promoveu, durante os meses de agosto e setembro atividades de educação ambiental para alunos do ensino fundamental de escolas municipais das localidades de Inema, Sambaituba, Japu, Couto e Santo Antônio, na zona rural do município. Mais de 500 estudantes participaram de oficinas de reciclagem, assistiram vídeos e dialogaram sobre temáticas culturais e ambientais.

O Projeto Reciclo de Cinema, desenvolvido pela STR Produção e Marketing Cultural e patrocinado pela Tetra Pak, contemplou no dia 31 de agosto, as Escolas Nucleadas de Inema e de Sambaituba, e no dia 5 de setembro, as Escolas Nucleadas de Japu, e Couto. Por fim, no dia 8, as atividades foram realizadas em Santo Antônio. Aproximadamente 525 alunos aprenderam sobre descarte adequado de lixo, reutilização, redução de impactos e reciclagem dos resíduos sólidos domésticos. 

A ação é resultado de medida compensatória determinada pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema).  Para Alex Coutinho, gerente de Gestão Ambiental da Sema, o plano integrado entre a Gerência de Ações Regionais e a Seduc, gerou resultado melhor do que o esperado. O Projeto Reciclo de Cinema percorre o País, por meio do Ministério da Cultura, a fim de informar a população quanto aos problemas ambientais.

Cerca de 400 mil pessoas, principalmente alunos das escolas da rede pública, já participaram do projeto, que visitou mais de 300 cidades e 600 escolas em todo o país, que mostra alternativas para geração de emprego e renda, através de cooperativas de catadores, contribuindo para melhorar ainda mais a qualidade de vida nos municípios.