Praça do Santo Antônio de Pádua é reurbanizada

Ponto de lazer da comunidade foi enrregue pelo governo
Secom/Gidelzo Silva

O governo de Ilhéus concluiu a obra de requalificação da praça do Loteamento Santo Antônio de Pádua, situado na zona sul da cidade, uma reinvindicação antiga da comunidade, formada por moradores do condomínio que deu origem à praça e por adjacentes do bairro Hernani Sá e da Avenida Nossa Senhora Aparecida. No início do ano, o espaço foi beneficiado com o recapeamento asfáltico, através do programa Ilhéus em Ação.

Dessa vez, a intervenção urbana, que foi entregue à comunidade na tarde de quarta-feira, dia 28, foi resultado de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado entre a Prefeitura de Ilhéus e a empresa SSN Incorporações e Empreendimentos Ltda. Além de congregar moradores de várias localidades, a Praça Santo Antônio de Pádua é passagem obrigatória de parte dos alunos do Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC), escola da zona sul. 

O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, arquiteto Antônio Vieira, ressaltou a importância da parceria do Poder Público com o setor privado. “Diante das dificuldades econômicas que assolam os municípios e o próprio país, é fundamental a existência de gestões criativas, eficientes e modernas. Só assim seremos cada vez mais capazes de viabilizar ações, serviços e obras que a população espera”, afirmou.

O representante da empresa SSN, Boaventura Brasil,  informou que a requalificação da Praça Santo Antônio de Pádua incluiu a colocação de um novo pavimento, feito de blocos de concreto de alta resistência, a revitalização do sistema de iluminação, com a inserção de postes mais baixos, instalação de bancos e lixeiras, construção de rampas para cadeirantes visando proporcionar condições de acessibilidade e o assentamento de duas pérgulas para sombreamento  das mesas de jogos, além de parque infantil e uma caixa de areia para crianças.

Parceria – Segundo o secretário Antônio Vieira, além de uma permanente parceria com o empresariado, essa estratégia também passa por uma aliança com a população. “As pessoas precisam se sentir partes desse processo. E isso acontece quando elas limpam as calçadas de suas casas, quando         não jogam lixo nas ruas ou quando cuidam de praças como essa”, disse.

Por sua vez, o secretário de Serviços Urbanos, César Benevides, declarou que, além de um projeto de paisagismo e de uma limpeza geral, o local também foi favorecido pelo serviço de poda de árvores. Também presente ao evento, o secretário de Administração, Ricardo Machado, ratificou o que disse o arquiteto Antônio Vieira, diante da grave dificuldade econômica que passa o Município com as constantes quedas no repasse de receitas. “Por isso, a importância de parcerias voltadas para diminuir o impacto dessa escassez de recursos, e garantir a execução de investimentos importantes para a nossa cidade”, completou Machado.

A entrega da obra contou com a presença de diversos moradores de seu entorno. A jovem Juliana Costa, moradora do Loteamento, afirmou que a reforma do espaço era uma antiga reinvindicação. “Além dos espaços terem ficado bem mais bonitos, é importante salientar que, com o novo sistema de iluminação, teremos a oportunidade de frequentá-los com mais segurança no período da noite”, comemorou. 

O ato contou com a participação do vereador Roland Lavigne, dos secretários municipais de Relações Institucionais, Fred Vesper, de Infraestrutura, Transportes e Trânsito, Derneval Furtunato, de Comunicação, Valério de Magalhães, da arquiteta Fabíola Secchin, gerente de Gestão Ambiental e Controle do Uso do Solo, de Jezimiel Ferreira, assessor da Serin, entre outros.

Outros espaços – Nos últimos meses, o governo municipal entregou à comunidade mais três obras de requalificação de praças. Transformada em uma rotatória, a antiga praça Cairu teve o seu raio diminuído em três metros para a criação de uma quarta faixa de tráfego, visando a melhoria do trânsito no local. Por meio do Programa “Adote uma Praça”, a Prefeitura também conseguiu requalificar duas áreas de lazer e convivência: a praça São João Batista, no Pontal, e a Antônio Vianna, no bairro Cidade Nova.

Também resultado de um TAC celebrado entre a Prefeitura de Ilhéus e a Cicon Construtora e Incorporadora, a obra de revitalização da avenida Nelson Moreira, localizada na Sapetinga, zona sul da cidade, se encontra praticamente concluída. A intervenção abrange a reconstrução da calçada, que passa a contar com piso tátil, construção de um novo parque de lazer infantil, feito com eucalipto tratado, a criação de uma quadra de areia com alambrados, a troca do sistema de iluminação e a colocação de um píer flutuante com seis metros quadrados, além da instalação de bancos e lixeiras, paisagismo e execução vários itens de acessibilidade.