Estudantes de Arataca desenvolvem trufas de pimenta e aipim

Produtos são novidades no mercado
GovBa

Já imaginou saborear uma trufa feita a base de pimenta, aipim e frutas típicas da região sul do Estado? Os estudantes do curso técnico em Agroindústria do Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Milton Santos (CEEP), localizado no Assentamento Terra Vista, em Arataca (428 km de Salvador) resolveram desenvolver estas experiências e deu muito certo. Eles criaram as  Agro Trufas durante uma atividade prática e interdisciplinar do curso. O resultado são doces deliciosos e saudáveis (confira duas receitas abaixo).

De acordo com o professor de Ciências da Natureza, Gleidson Correia, os estudantes criaram as trufas após realizarem uma pesquisa de mercado para identificar um produto que eles pudessem fabricar e comercializar. “Durante o processo eles aprenderam conteúdos como cálculo de orçamento, medição de ingredientes, estatísticas de lucratividade, apresentação de produtos e outros, envolvendo as disciplinas de Matemática, Marketing e Produção de Embalagens”, destaca o educador.

Os sabores não tradicionais foram criados pelos próprios estudantes que fizeram vários testes até encontrar o ponto certo dos recheios escolhidos e que valorizam as frutas da região como tamarindo, jenipapo, abacaxi e banana. As embalagens externas são confeccionadas com materiais recicláveis como pedaços de garrafas pet, que formam caixas em formato de coração ou maçã.

Para a estudante Alane de Souza, 31 anos, o processo de produção das frutas foi muito estimulante. “Tínhamos muita teoria e poder colocar o que aprendemos em prática é muito importante porque aprendemos muito mais. Estou gostando tanto do curso que vou me especializar nesta área”, afirma.

Sua colega Cleidiele Silva Santos, 23, também gostou de criar as receitas. “Estou muito satisfeita com o resultado das trufas porque fizemos com muita dedicação seguindo as normas de rótulos, onde especificamos os prazos de validade e datas de fabricação. Além dos sabores, as nossas trufas possuem um diferencial por não utilizamos aromatizantes” revela a estudante que, assim como os colegas, pretende comercializar as trufas em sua comunidade.

No 1° Workshop de Bioquímica dos Alimentos realizado recentemente no CEEP, os estudantes tiveram a oportunidade de degustar as trufas. Uma enquete foi realizada para identificar as mais saborosas e todas foram aprovadas pela comunidade escolar. As trufas que mais chamaram a atenção foram as de pimenta, aipim e banana.