Seminário discute impactos da inovação e sustentabilidade no turismo

A cidade vista sob um novo olhar sustentável
Arquivo/JBO/Maurício Maron

Dirigido a empresários da cadeia produtiva do turismo do Sul da Bahia, o Seminário Inovaturismo discutirá os impactos da inovação e da sustentabilidade nos resultados dos empreendimentos do setor. Realizado pelo Sebrae, o evento gratuito acontece nos dias 10 e 11 de agosto, em Ilhéus, no Hotel Praia do Sol, na Avenida Tancredo Neves, s/n, bairro São Francisco, Zona Sul.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no ponto de atendimento do Sebrae Ilhéus, que fica na Praça José Marcelino, nº 100, Centro, ou pelo telefone (73) 3634-4068. O empresário também pode se inscrever no local do evento.

Segundo a gerente do Sebrae Ilhéus, Claudiana Figueiredo, diante do cenário econômico nacional e o perfil exigente do atual turista, é necessário adotar estratégias focadas em inovação e sustentabilidade. “Não há dúvidas de que a implementação de ações inovadoras e sustentáveis terá vínculo direto com a maior competitividade dos empreendimentos”, completa.

Com capacidade para 150 participantes, o evento receberá, além dos empresários da cidade sede, Ilhéus, caravanas de participantes de municípios vizinhos como Una, Canavieiras, Itacaré e Serra Grande.

ProgramaçãoNo dia 10, de 8h30 às 12h serão realizadas duas palestras com os temas “Sustentabilidade e Acessibilidade no Turismo”, com Zé Fernandes, proprietário do Hotel Campo dos Sonhos, em São Paulo; e “Ecogastronomia e Cultura”, com a chef Gabriela Carvalho do Quintana Café, em Curitiba, no Paraná. Às 14h30, será realizado um talkshow com o moderador Danilo Hoth e convidados representantes dos hotéis Vila da Praia (Salvador), Pousada Terra Boa (Itacaré) e Hotel Jardim Atlântico (Ilhéus).

Nesse primeiro dia também haverá, de 8h às 18h, uma rodada de negócios com empresários da cadeia produtiva do turismo. “Teremos como vendedores, os produtores de chocolate do projeto do Sebrae de Derivados de Cacau, e como compradores os empresários de hotelaria e donos de bares e restaurantes”, explica a gestora do Projeto de Turismo no Sebrae, Fabíola Paes Leme.

No dia 11, de 8h30 às 12h, duas palestras abordarão os temas “Inovação, Sustentabilidade e Competitividade”, com o Professor Rogério Quintella da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e “Gastronomia e Empreendedorismo - de chefe a empresário”, com o chef Paulo Martins, da Armazém 1173. Às 14h, a palestra tratará dos “Passos e caminhos para se tornar um profissional de cozinha na costa do cacau”, com os chefs Paulo Martins, Cristiniana Rosa e Hene Lopes. Às 16h30, será realizada uma clínica tecnológica (consultoria coletiva) gratuita sobre técnica de conservação de alimentos. Durante todo este segundo dia também acontece a rodada de negócios com empresários da cadeia produtiva do turismo.