Projeto na UESC leva alunos de Educação Física à Olimpíada do Rio

Das salas de aula para a vivência
Ascom

Um Projeto criado pelos professores do Colegiado de Educação Física da UESC, Alberto Barretto Kruschewsky e Márcia Mores Morel, levará alunos do curso à Olimpíada do Rio 2016. O Projeto Vivenciando Olimpíada e paralimpíada  prevê como ação neste ano, um ônibus disponível para que os alunos possam vivenciar a Olimpíada no Brasil. O ônibus sairá da Uesc UESC no dia 12/08, ficando no Rio até o dia 22/08. Os alunos não terão despesas com o transporte, ficando responsáveis pela sua hospedagem e mobilidade no Rio.

Segundo Alberto, a ideia tem raiz em no ano de 2007, quando era estudante do no curso e foi aos Jogos Panamericanos do Rio de janeiro. "Quando retornei dos Jogos de 2007 entendi o quanto os momentos vividos influiriam influenciariam minha atividade profissional. Desde então estive praticamente em todos os grandes eventos esportivos, Londres 2012, Toronto 2015, sempre constatando a riqueza que é poder presenciar esses eventos. Em conversa com colegas do curso, inclusive a professora Marcia Morel, que foi atleta de alto nível, a ideia se fortaleceu. Além disso, temos contado com o apoio da Reitoria, Colegiado de Educação Física, Departamento de Ciências da Saúde, Proad, Setor de Transportes e diversas outras áreas que se sensibilizaram com o Projeto”. A professora Morel salientou que também estão previstas ações voltadas para a área de organização e gestão de eventos esportivos.

A seleção dos alunos incluiu a presença de acadêmicos que já se certificaram como árbitros de modalidades esportivas, como acontece com o triathlon e aqueles que participam voluntariamente de outros eventos esportivos. A UESC tem atuado desde 2012 junto à Confederação Brasileira de Triathlon, abrindo certificações para os alunos do curso no intuito de proporcionar uma formação ampliada, conectada com a prática esportiva. Outras áreas, como Letras, abriram curso de inglês, que reforçou a presença de egressos da universidade na arbitragem do triathlon Olímpico dias 18 e 20/08, e 10 e 11/09.