Propostas de preço da licitação do transporte público são analisadas‏

Audiência foi assistida por representantes do Sindicato dos Rodoviários de Itabuna e Região, associações de moradores e empresários
Secom/Wilson Oliveira

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Comissão Especial de Licitação, promoveu nesta terça-feira, 26, no Centro Administrativo Firmino Alves, no bairro São Caetano, a segunda sessão pública do processo licitatório para a concessão do transporte público de passageiros. Na audiência de hoje, que foi acompanhada por representantes do Sindicato dos Rodoviários de Itabuna e Região, associações de moradores e empresários, foram abertos os envelopes com as propostas de preço apresentados pelas empresas habilitadas.

Nos envelopes as empresa Viação Porto Seguro e Transporte Urbano São Miguel, que já opera o serviço em Itabuna, apresentam as cotações, pretensão de tarifas, programação de revisão tarifária, cronograma de renovação de frota, consumo de combustíveis, enfim, todos os gastos das empresas para operarem o serviço por cerca de 20 anos, no município de cerca de 220 mil habitantes. 

O presidente da Comissão Especial do Transporte Público de Itabuna, advogado José Carlos da Costa Júnior, explica que a próxima etapa será a análise das planilhas, que serão confrontadas com as propostas técnicas. “A partir daí, com base na fórmula prevista em edital, vamos verificar se as empresas atendem os itens estabelecidos. Muito em breve será publicado o resultado final do processo de licitação”, disse.

O advogado destacou ainda que a licitação ocorre dentro da normalidade, tanto do ponto de vista administrativo quanto do jurídico. “Estamos trabalhando com a maior transparência para concluir os procedimentos protocolares desse processo administrativo. Se as empresas atenderem todos os itens exigidos em edital, será publicado o resultado final e assinado o contrato de concessão. Já estamos caminhando para a fase final do processo licitatório”, assegurou José Carlos Junior.

O secretário municipal de Transporte e Trânsito, Adiel Silva Brito, ressalta que as empresas vencedoras terão que investir para assegurar um serviço mais eficiente e de qualidade para com conforto e segurança aos usuários. “A licitação traz benefícios para todos os usuários do serviço de transporte público de passageiros em Itabuna, mas os que mais ganham são as pessoas portadoras de deficiência, que vão contar com veículos adaptados, inclusive com sensores sonoros para facilitar sua locomoção”, diz.   

Outros ganhos para os usuários do transporte público em Itabuna são a renovação da frota de ônibus, implantação de novas linhas, aumento do número de veículos em operação e a construção de duas estações de transbordo para facilitar o deslocamento pela cidade com o pagamento de apenas uma tarifa. Os locais em que serão instaladas as estações ainda serão definidos pelo município, assim como o projeto arquitetônico.   

Pelo edital, 50% da frota de ônibus devem ter menos de dois anos de fabricação e o restante não poderá ter mais de cinco anos. Além disso, os veículos deverão ser equipados com aparelhos de GPS para melhor controle dos itinerários e cumprimento dos horários.  O edital prevê ainda o congelamento da tarifa do transporte por um período de dois anos, a partir da assinatura do contrato com o município.