Itabuna recebe curso gratuito de comércio eletrônico

Novas oportunidades online
Arquivo/Imagem meramente ilustrativa

No próximo dia 7, a cidade de Itabuna (BA) recebe mais uma vez o Ciclo MPE.net, série de seminários gratuitos promovidos pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) com o objetivo de capacitar micro e pequenos empreendedores para o comércio eletrônico. Os seminários mostram aos participantes como planejar, operar, manter e divulgar uma loja na internet e têm sido muito procurados por quem busca uma forma alternativa de renda nesse momento de alta da taxa de desemprego no país.

Essa procura se deve ao bom desempenho do e-commerce nesse cenário desfavorável. Segundo dados do E-bit, o faturamento do setor cresceu 15% em 2015, atingindo R$ 41,3 bilhões, e deve fechar 2016 com crescimento de 8%. No ano passado, o Ciclo MPE capacitou 2.200 pessoas interessadas em atuar na área. Nos seis primeiros meses de 2016, mais de 2.500 pessoas se inscreveram no curso. “A procura está tão grande que o equivalente à metade de todos os participantes do ano passado já passou pela capacitação nas oito cidades onde os seminários foram realizados este ano”, afirma Fernando Ricci, secretário-executivo da camara-e.net e coordenador da iniciativa. “A cada etapa o número aumenta”.

Cada dia de Ciclo é composto por oito seminários de 45 minutos de duração cada, abordando infraestrutura, operação e marketing do varejo online. Os participantes podem interagir com os palestrantes durante os seminários e nos intervalos. “O empreendedor tem acesso a conhecimentos que podem determinar o sucesso de seu negócio”, diz Ricci. “A capacitação é uma das maneiras de evitar a mortalidade das empresas iniciantes. A outra é planejamento”.

O Ciclo MPE de Itabuna acontece no Auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências. São 150 vagas com inscrições gratuitas. No dia seguinte haverá uma oficina, também gratuita, para os participantes interessados em acompanhar a criação de uma loja virtual na prática (as inscrições serão realizadas durante o Ciclo MPE).

Com patrocínio máster dos Correios e do BNDES e apoio do Sebrae-BA, o Ciclo MPE tem por objetivo estimular a abertura de novas lojas virtuais e a adaptação das já existentes às normas de segurança, conduta e boas práticas que dão maior credibilidade ao comércio eletrônico.