Obra de contenção no Alto da Tapera entra em nova fase‏

Obra em andamento
Secom/Roberto Santos

O programa Ilhéus em Ação nos Morros prossegue com a obra de contenção e estabilização de encostas no Alto da Tapera, que também beneficia a Avenida Itabuna e o Alto Bela Vista – acesso pela Avenida Milton Santos (antiga Petrobras). A empresa contratada para executar o serviço realiza agora a colocação de tirantes, que são estruturas de ferro enterradas no morro, um dos últimos passos para finalização do trabalho.

A obra está sendo realizada através de parceria entre a Prefeitura de Ilhéus e o Ministério da Integração Nacional, e representa um investimento da ordem de 3,5 milhões de reais. Já foram realizadas atividades de limpeza, retirada de material, sondagem do solo e verificação topográfica. Os serviços têm a supervisão da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra) e contam com 42 trabalhadores em campo.

Logo após o fim da colocação dos tirantes, que somam cerca de 3 quilômetros de vigas de ferro, será iniciada a aplicação do concreto em toda a extensão do barranco. A previsão dos técnicos que acompanham o serviço é de que, caso não haja problemas com a chuva, essa etapa tenha início em até trinta dias.

As duas localidades beneficiadas foram atingidas, no fim do ano de 2013, por fortes chuvas que causaram sérios prejuízos à comunidade, o que levou o prefeito Jabes Ribeiro solicitar recursos federais para sanar alguns problemas de deslizamento de terras. O prefeito ressalta o apoio do deputado federal Roberto Britto para a viabilização dos recursos da obra, através de emendas parlamentares.