Ilhéus discute arranjo produtivo do cacau, chocolate e turismo‏

Chocolate na lista de boas oportunidades
Arquivo/JBO/Maurício Maron

Iniciado nesta segunda-feira, 30, com programação até esta terça-feira, 31, o “Encontro Sobre Dinamização do Arranjo Produtivo do Cacau-Chocolate-Turismo” reúne gestores do setor no hotel Aldeia da Praia, em Ilhéus. O evento é promovido pelo Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento (IADH) e o Grupo Gestor Executivo (GGE) do Colegiado Litoral Sul Bahia, com o apoio das secretarias de Desenvolvimento Territorial e de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia.

O objetivo, de acordo com o secretário de Turismo e Esporte de Ilhéus, Josenaldo Cerqueira, é discutir estratégias a fim de integrar a produção de cacau e chocolate ao turismo no litoral sul. O secretário ressalta que encontros como estes são importantes para "fortalecer cada vez mais o turismo de Ilhéus, integrando produtos que são a base da história da cidade, como o cacau e o chocolate". Participam também representantes da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), produtores de cacau e chocolate, e empresários de turismo da região.

Na programação, estão discussões de temas como: o que entendemos por Arranjo Produtivo Territorial; o Arranjo Produtivo Cacau-Chocolate-Turismo: socializando estudos e dados sobre a cadeia do cacau-chocolate e sobre o segmento do turismo; Visualizando o Arranjo Produtivo Territorial: atores, projetos estratégicos e alianças estabelecidas estão inseridos grade do evento.

Nesta terça-feira, a proposta da organização é que os gestores dos setores chocolateiro, cacauicultor, hoteleiro, de restaurantes e das políticas públicas do turismo da região possam construir, com o apoio dos técnicos, o Plano de Ação do Arranjo Produtivo Territorial e Governança.