Faculdade lança Shopping Empreendedor em Itabuna

Coordenadora, secretário e alunos falam da parceria
Secom/Lucas França

A quarta edição do “Shopping Unime Empreendedor”, que este ano terá como tema central “Gestão Estratégica: Desafios e Oportunidades”,  será oficialmente lançada nesta segunda-feira, 16, às 19 horas, no auditório do Campus II da Unime. O evento, que reunirá no período de 30 de maio a 2 de junho, oito projetos empreendedores idealizados por alunos do curso de Administração da instituição de ensino superior, tem o objetivo desenvolver o potencial empreendedor com ênfase na inovação e criatividade. O “Shopping Unime Empreendedor” tem o apoio da Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo.

Na opinião da professora Tatiane Moraes, coordenadora do curso,  a edição deste ano traz maior significado, na medida em que Itabuna acaba de conquistar o título de “Capital Empreendedora da Bahia” e de ter o prefeito Claudevane Leite sido escolhido como o “Prefeito Empreendedor” do ano, em avaliações técnicas do Sebrae.

“Iniciativas como estas estimulam nossos alunos. E, na medida em que a faculdade fomenta o empreendedorismo, trabalhamos para validar ainda mais esta premiação”, comemora. Durante o lançamento do projeto, serão apresentadas as oito iniciativas que formarão a quarta versão do “Shopping Empreendedor”.

Um dos dirigentes do Restaurante Anauá, o estudante do 8º semestre, Felipe Eduardo Ramalho, explica que o seu grupo vai comercializar comidas de origem chinesa e mexicana. Para atender com qualidade, os alunos empreendedores passaram por cursos preparatórios com o chef Gilmar Cavalcante. Bicampeão do projeto como “Melhor Empresa”, Felipe espera, mais uma vez, surpreender a clientela. Mas ele terá outro bicampeão em sua “cola”.

O grupo chefiado por Anderson Morais, do 5º semestre, apresentará a “Splendore Estética”, oferecendo serviços de massoterapia, limpeza de pele, design de sobrancelhas e depilação. Presidente da Empresa Júnior, da Unime, Heitor Sobrinho, do 6º semestre, promete desbancar os dois mais experientes oferecendo, com seu grupo, um projeto de customização de roupas usadas, com trabalhos em lantejoulas e cortes de tesoura. “Vamos surpreender com a Urbana Chic”.

O “Shopping Unime Empreendedor” é resultado de um trabalho que envolve cerca de 400 estudantes do 2º ao 8º semestre do curso de Administração. As outras empresas participantes são a Crepazza (crepes e panquecas), Universo Feminino (esmalte e langerie), Unity (paintball club), Eco Rancho (utensílio country) e Bela Chic (cosméticos e acessórios).

Para o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins, toda iniciativa que valorize o microempreendedorismo terá o apoio do atual governo, que enxerga no pequeno negócio um modelo econômico bem sucedido. Ele elogia o exemplo estimulado pela Unime, que fomenta o planejamento e a construção de Planos de Negócio entre seus alunos. “É o estímulo à busca de oportunidades em meio aos desafios atuais da nossa economia”, resume Martins. “É sair da sala de aula e do virtual e vivenciar o modelo real de competitividade e negócio”, completa.