Prefeito Empreendedor da Bahia, Vane vai representar o estado na final nacional

Claudevane Leite no momento em que era premiado por dirigente do Sebrae
ASN/Raul Golinelli

O prefeito de Itabuna, Claudevane Moreira Leite, vai representar os 417 municípios da Bahia na finalíssima do Prêmio Prefeito Empreendedor do Brasil, que acontece em Brasília, próximo dia 10 de maio. Vane foi o vencedor da etapa estadual do prêmio, promovido pelo Sebrae, na categoria “Desburocratização e Formalização”.

O anúncio da premiação ocorreu na noite de quarta-feira, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em Salvador, durante solenidade que contou com a presença de representantes das principais entidades comerciais e empresariais do estado, do prefeito de Salvador, ACM Neto, empresários e deputados estaduais.

Itabuna foi um dos 14 municípios baianos finalistas do Prêmio Prefeito Empreendedor, concorrendo com Guanambi, Ilhéus, Jacobina, Luís Eduardo Magalhães, Madre de Deus, Porto Seguro, Remanso, Ribeira do Pombal, Salvador, Sobradinho, Teixeira de Freitas, Tucano e Ubaitaba. De acordo com o Sebrae, a 9ª edição da premiação bateu recorde de participação na Bahia, com a inscrição de 113 prefeitos e 116 projetos, condição que valoriza ainda mais o resultado.

Quando, em janeiro de 2013, assumiu a Prefeitura de Itabuna, Claudevane Leite, encontrou cadastrados apenas 999 microempreendedores individuais no município. O primeiro passo para ampliar e fortalecer a atuação da categoria foi implementar a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, nomear um agente de desenvolvimento e criar a primeira Sala do Empreendedor do interior da Bahia.

Além do espaço fixo, na Prefeitura, para atendimento dos MEIs, o prefeito Vane determinou a criação de uma Sala Itinerante, para levar os serviços de informação, cursos, oficinas e formalização de microempreendedores até os bairros periféricos de Itabuna. O resultado foi surpreendente.

Após três anos e quatro meses, Itabuna conseguiu avançar para 7.056 pequenos empresários formalizados, estimulando o pequeno negócio e valorizando os geradores de mais de 50% da mão de obra especializada do município, que até então vivia na informalidade. “Itabuna, de fato, está construindo uma ambiência favorável aos pequenos negócios”, elogia a gerente regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo.

“Dar aos empreendedores a possibilidade de ser atendido em seu próprio bairro, facilitando-lhe o acesso às informações que tornarão os negócios mais preparados para enfrentar os desafios do contexto atual, foi uma grande alternativa apresentada pelo governo municipal, merecedor deste prêmio”, completa a dirigente do Sebrae.

Diretor de Atendimento do Sebrae na Bahia, Franklin Santos, destacou que o incentivo dado ao pequeno negócio no Brasil ainda necessita ser mais estimulado pelos gestores públicos. E destacou o projeto de Itabuna: “Quanto mais o prefeito cria um ambiente ao pequeno negócio, mais dá possibilidade de gerar novas e boas oportunidades para o trabalhador”, disse ele ao prefeito Claudevane Leite na solenidade de entrega do troféu.

“O mais importante deste prêmio é contar com a marca da seriedade e da competência do Sebrae, com o olhar técnico sobre as ações dos agentes públicos. Ganhamos baseados nas estatísticas oficiais, fomos visitados por técnicos da instituição que viram de perto o resultado prático da nossa ação administrativa”, destaca o prefeito de Itabuna. Vane dedicou a premiação aos servidores do município e agradeceu ao Sebrae pelo estímulo dado aos governos. Em sua opinião, “o Sebrae é parceiro do Brasil, parceiro dos municípios e parceiro de Itabuna”.

A 9ª Edição do Prêmio Prefeito Empreendedor é uma realização do Sebrae com o apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB), Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Associação Brasileira dos Municípios (ABM), Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Secretaria da Micro e Pequena Empresa e do Governo Federal.