Biossegurança é tema abordado no curso de cabeleireiro

Instrutora Emeline de Oliveira Gomes trabalha com a temática da Biossegurança
Ascom

O curso de cabeleireiro realizado pela Human Network do Brasil em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), em Ilhéus, está a abordarnas aulas teóricas o tema da biossegurança, para as turmas da manhã e da tarde, que somam aproximadamente 40 alunos matriculados, entre homens e mulheres.

De acordo com a instrutora Emeline de Oliveira Gomes, dentro da biossegurança se está estudando a parte de saúde do trabalhador cabeleireiro, como devem ser higienizados os materiais de trabalho e as doenças que podem ser acometidas no ambiente de trabalho.

De um modo geral, biossegurança significa vida e segurança, e, na área da estética, consiste em ações voltadas para a prevenção de doenças neste ambiente de trabalho. Isto porque, na relação entre profissional e cliente existem riscos, pela proximidade e contato físico que muitas vezes são necessários para os tratamentos.

Para se ter uma ideia, de acordo com informações da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil é o terceiro maior mercado de beleza, atrás apenas dos Estados Unidos e Japão.

Além da biossegurança, já foram trabalhados os módulos de relações socioprofissionais e gestão profissional. Em seguida, os estudos teóricos seguirão sobre instituto de beleza, estrutura, funcionamento e recepção; diagnóstico e tratamento capilar e noções de visagismo. Após esta primeira etapa, os alunos seguirão para as aulas práticas, aprofundando o conhecimento do curso de cabeleireiro, lidando com corte e escova, colorimetria etc.