Itabuna terá programação especial na Semana Nacional do MEI

Maioria dos eventos acontece no PA do Sebrae
Arquivo/JBO/Mauricio Maron

A Semana Nacional do Microempreendedor Individual (MEI), que acontece de 2 a 7 de maio, terá, em Itabuna, considerada a “Capital do Empreendedorismo no sul da Bahia”, uma agenda especial de eventos que vão desde a inauguração da nova sede da Sala do Empreendedor à palestras e seminários de crédito, criando oportunidades e a valorização do pequeno negócio no município.

A programação especial acontece graças à parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo e o Sebrae. As comemorações serão abertas com a inauguração do novo espaço – mais amplo e mais confortável – da Sala do Empreendedor, que passará a funcionar na unidade local do Sinebahia, na Avenida Inácio Tosta Filho, centro.

“A escolha do local é estratégica”, explica o secretário José Humberto Martins. Ele lembra que, até então, a Sala funcionava no Centro Administrativo Municipal Firmino Alves, no São Caetano, afastado do coração comercial de Itabuna. Com o novo local, a expectativa é de que consiga atrair um número ainda maior de trabalhadores que atuam na informalidade com o objetivo de cadastrá-los como MEI.

De julho – quando foi inaugurado - a dezembro do ano passado foram realizados pelo Sinebahia 7.500 atendimentos e no setor de qualificação foram treinadas perto de 700 pessoas. “Estes números revelam que, de fato, estaremos mais próximos do setor produtivo de Itabuna”, assegura José Humberto. A inauguração da nova sala acontece no dia 2, às 8h30min, com a presença do prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, e de diversas autoridades.

Também no dia 2, das 13h30min às 17h30min, vai acontecer no auditório do Ponto de Atendimento (PA) do Escritório Local do Sebrae, na Rua Paulino Vieira, 183-A, a palestra “SEI Controlar o meu dinheiro”. No dia 3, no mesmo local e horário, será a vez da palestra “SEI Formar Preço”, ministradas por consultores especializados.

No dia 4, haverá um dia inteiro de atividades voltadas para o pequeno negócio. No auditório do PA do Sebrae, das 8 às 10 horas, palestra sobre “O papel do eletricista predial”. Em seguida, até o meio-dia, a palestra será sobre “Como reduzir custos com energia elétrica”.

À tarde, das 13h30min às 17h30min, palestra sobre “SEI vender”. Já às 19 horas, no auditório do SEST/SENAT, na Avenida J.S. Pinheiro, bairro Lomanto, está programada uma palestra para os taxistas de Itabuna sobre o acesso da categoria ao MEI.

No dia 5, o PA do Sebrae, centro da cidade, volta a sediar a palestra “SEI Planejar”, das 13h30min às 17h30min. Às 19 horas, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), acontecerá um seminário de crédito voltado ao microempreendedor. No dia 6, a semana será encerrada com a palestra “SEI Empreender”, novamente no PA do Sebrae, das 13h30min às 17h30min.

As inscrições para todos estes eventos são gratuitas e podem ser feitas no PA do Sebrae ou pelo fone 0800 570 0800. O secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins, destaca que Itabuna possui 7.056 microempreendedores individuais, segundo levantamento do Portal do Empreendedor. Quando o prefeito Claudevane Leite assumiu a administração municipal, Itabuna possuía apenas 999 trabalhadores formalizados.

O município foi o primeiro do interior da Bahia a implementar a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, nomear um agente de desenvolvimento e implantar a Sala do Empreendedor. Nesta sexta, dia 27, em Salvador, o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, concorre, por indicação do Sebrae, ao Prêmio de Prefeito Empreendedor da Bahia, na categoria “Desburocratização”.