Sala itinerante vai até o local de trabalho do MEI em Itabuna

Liliane tira dúvidas do vendedor de flores, Roque
JBO/Maurício Maron

Roque Paixão, 55 anos, é microempreendedor individual (MEI). Marcos Pires, 22 anos, feirante desde os 15, prepara a documentação para seguir os passos dos irmãos, que já se formalizaram. Meire Angélica herdou um pequeno restaurante da mãe. Sem empresa constituída, ela lamenta ter que comprar todos os insumos do comércio à vista. “A formalização parece bem interessante. Vou ter um registro comercial e ganhar a chance de receber crédito dos fornecedores”, reconhece.

Esta semana, uma equipe da Sala Itinerante do empreendedor individual percorreu o Centro Comercial de Itabuna e atendeu os três empresários em seus locais de trabalho. Roque pôde fazer a Declaração Anual do Simples Nacional, Marcos soube quais documentos precisa para abrir sua empresa e Meire tirou dúvidas sobre como obter crédito após a criação de uma razão social e o CNPJ.

Para atender aos comerciantes informais que gostariam de obter informações sobre empreendedorismo, mas não podem abandonar o posto de trabalho, a Sala do Empreendedor de Itabuna executará o projeto Sala Itinerante, até esta sexta-feira, 5, na área do Centro Comercial.  Enquanto servidores da Prefeitura e técnicos do Sebrae atuam em pontos fixos mais no centro da cidade, outros servidores atendem em áreas populares, com grande concentração de pequenos negócios. Na próxima semana, a mesma iniciativa percorrerá os bairros periféricos da Califórnia e de Fátima.

A parceria com o Sebrae permite avanços que fortalecem o pequeno negócio. “O Sebrae entra com a capacitação desses empreendedores e a Prefeitura com o apoio na formalização”, afirma o gerente adjunto da Unidade do Sebrae Ilhéus, Michel Lima.

A coordenadora da Sala Itinerante, Liliane Sarmento, percorre toda a extensão do Centro Comercial em busca de novas formalizações e tirando dúvidas de quem precisa fazer a declaração ou pretende começar um negócio na legalidade. 

O vendedor de flores Roque Souza da Paixão, por exemplo, mantém suas obrigações e pagamentos em dia, mas aguardava erroneamente a chegada do carnê deste ano. Ele foi informado que pode fazer a declaração e imediatamente receber o boleto que vence no dia 22 de fevereiro. O vendedor de frutas tropicais Marcos Pires aguardava quitar uma pendência financeira para se formalizar, mas soube que era possível formalizar-se apesar da dívida.

Iniciativa de sucessoA Sala Itinerante é uma iniciativa da Prefeitura de Itabuna e conta com o apoio do Sebrae. A ideia de incentivar o empreendedorismo nos bairros mais distantes do centro deu ao município, em 2015, a liderança regional em número de novas formalizações. Itabuna foi quem mais tirou trabalhadores da informalidade na região sul do estado.

Pelo Portal do Empreendedor, via internet, em relação a 2014, a cidade acumulou um crescimento de 28,5% no número de formalizações. Somado ao número de trabalhadores que se formalizaram pela Sala do Empreendedor, o aumento atingiu a marca de 45% em relação ao ano anterior. O comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios e os setores de cabeleireiros, ambulantes e taxistas foram os que mais cresceram.

Mais informações no Ponto de Atendimento do Sebrae em Itabuna, na rua Paulino Vieira, 175, Edf. Lizete Mendonça – Centro, ou através do telefone