Irmãs empreendedoras ajudam noivas a realizar sonho do altar

Gilvana e Joelma e o sonho das noivas regionais
Arquivo/JBO/Maurício Maron

O dinheiro não compra a felicidade do futuro casal, mas pode ajudar muito na hora de bancar uma linda festa de casamento. Entre os itens mais caros está o vestido da noiva, se a peça é nova e exclusiva. Para quem não tem orçamento neste perfil, as irmãs Gilvana e Joelma Santos de Souza, em Ilhéus, têm a solução na medida para tornar o sonho do altar uma realidade mais em conta. Formalizadas como Microempreendedoras Individuais (MEI) com ajuda do Sebrae, elas alugam vestidos para noivas e festas. “Nossas peças variam de R$ 180 a R$ 1.8 mil a diária, acompanhando o poder aquisitivo do cliente”, afirma Joelma.

Seguindo orientação do Sebrae, as irmãs apostam em seu diferencial e na capacitação, em busca do sucesso. “Em um mercado em crise e tão competitivo, o MEI com maior qualificação tende a se sobressair, aproveitando melhor as oportunidades e criando alternativas para se desenvolver e se manter no mercado”, explica o técnico do Sebrae, Michel Lima.

A loja das irmãs empreendedoras fica em área nobre do comércio de Ilhéus. O espaço tem mais de 200 itens em exposição entre vestidos de noiva, ternos para noivos, vestidos para damas, roupas e acessórios para debutantes e convidados. A média é de 100 clientes por mês. O pagamento do aluguel da roupa é feito no ato da entrega da peça, em dinheiro ou dividido em até quatro vezes no cartão de crédito.

O sucesso é fruto de muito trabalho das duas irmãs. Além do aluguel das roupas, elas mantêm um ateliê, onde as peças são ajustadas de acordo com o manequim do cliente. “Tem dias que a gente fica modelando peças, recuperando roupas até três da manhã, mas vale a pena”, revela Joelma. “Certa vez uma cliente gostou da roupa e tivemos que transformar, numa madrugada, um vestido tamanho M em GG, para garantir a satisfação dela”, lembra.

InspiraçãoA trajetória das irmãs em direção ao próprio negócio começou há cerca de sete anos, quando ainda trabalhavam como vendedoras no comércio. Certa vez, uma cliente afirmou ter tido uma intuição sobre o potencial de uma das jovens, através de um sonho e estimulou-a a investir em seu próprio projeto. Depois disso, durante várias noites, Gilvana sonhou com vestidos de noiva. “Eu pressenti que o caminho era esse”, lembra. Isso foi o bastante para uma guinada na vida.

Evangélica, ela entendeu os sonhos como uma mensagem dos céus. Pediu férias e viajou para São Paulo em busca de inspiração para um novo negócio. O dinheiro para compra de mercadorias veio de um primo que a surpreendeu com a oferta de um empréstimo. Gilvana confessa que, inicialmente, ficou com medo: “Imagina, eu ganhava um salário mínimo, tinha medo de não conseguir pagar o empréstimo”.

Dividido em quatro parcelas, o dinheiro permitiu a compra de quatro peças de roupas de festas. E assim começou o próprio negócio, informalmente. Com as primeiras peças e os primeiros clientes, Gilvana passou a acreditar no investimento. Deixou de atender em casa e alugou uma pequena sala numa galeria pouco movimentada do centro de Ilhéus. Chamou a irmã Joelma, que ainda trabalhava no comércio, para ajudá-la. A nova loja, atualmente, com direito a vitrine, em área nobre, é a concretização dos sonhos. O próximo passo é poder adquirir um ponto próprio. “O aluguel é sempre uma despesa, não?”, reflete.

Passos para a formalizaçãoA exemplo das duas irmãs empreendedoras, quem deseja se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI) para crescer, pode procurar o Ponto de Atendimento do Sebrae ou o Balcão do Empreendedor em sua cidade ou ainda acessar o site do portal do empreendedor no link.

O processo é simples, rápido e fácil. Basta preencher o formulário com dados cadastrais e em caso de dúvidas, sobre o programa ou o formulário, entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae, no 0800 570 0800. Informações podem ser obtidas no Ponto de Atendimento do Sebrae em Itabuna, Rua Paulino Vieira, 175, Edf. Lizete Mendonça, Centro, ou em Ilhéus, na Praça José Marcelino, 100, Centro.