Loja Maçônica leva programa de Saúde a escola

Escola Frei Sampaio será beneficiada neste final de semana
Ascom/Wagnevilton Ferreira

A Loja Maçônica União e Caridade, de Canavieiras, promove neste sábado (28), a partir das 7h30min, na Escola Frei Sampaio, o 2º Movimento Preventivo de Saúde Estudantil. O evento tem a finalidade de verificar nos alunos as condições de saúde, através de exames preventivos realizados por médicos oftalmologista, ortopedista e cirurgiões-dentistas.

Segundo o Venerável Mestre da Loja Maçônica União e Caridade, Arenilson Mota Nery, serão realizados exames de acuidade visual, ortopedia, clínica geral e saúde bucal. “Se algum aluno precisar de atendimento especial, será encaminhado para exames e os, procedimentos. Caso necessite de óculos ou tratamento dentário, receberá toda a assistência e equipamentos gratuitos.

Promovida pela segunda vez na Escola Frei Sampaio, a ação social é realizada por profissionais maçons nos 38 alunos da escola, que é mantida pela Loja Maçônica, em parceria com Rede Municipal de Educação. Todo o trabalho de recepção e atendimento dos alunos durante a ação social conta com os maçons e suas esposas.

Logo pela manhã – às 7h30min – os alunos, acompanhados dos seus pais, serão recebidos, cadastrados e encaminhados para a triagem, feita pelos maçons e suas esposas. Em seguida, serão encaminhados para o atendimento dos profissionais da saúde, inclusive com palestras de higiene bucal, escovação e aplicação de flúor.

Pioneira - A Escola Frei Sampaio foi fundada em 7 de setembro de 1921 pela Loja Maçônica União e Caridade. De acordo com a história, foi o primeiro estabelecimento de ensino misto – crianças dos sexos masculino e feminino – de todo o Sul da Bahia e atualmente é a escola mais antiga em funcionamento em Canavieiras.

Hoje, a Escola Frei Sampaio é mantida através de uma parceria entre a Loja Maçônica União e Caridade e a Prefeitura de Canavieiras, que mantém cursos do Nível Fundamental I. “A Prefeitura, além da parceria pedagógica, também participa diretamente desses eventos”, informa Arenilson.

Fundada em 27 de dezembro de 1890, é a primeira Loja da República no Brasil e a terceira da Bahia. Sua Carta Patente foi assinada pelo Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil, Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, considerado o “proclamador da República”. Durante todos esses anos a Loja funcionou regularmente e só paralisou suas atividades durante a Segunda Guerra Mundial. Inicialmente filiada ao Grande Oriente do Brasil, a Loja União e Caridade passou para os quadros da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (GLEB) em 24 de junho de 1954.