Intervenções melhoram trânsito em Itabuna‏

Intervenções integram o Programa de Mobilidade Urbana em Itabuna
Ascom/Gabriel de Oliveira

Em parceria com empresas privadas, a Prefeitura de Itabuna está executando projetos de mobilidade urbana, implantado melhorias nas vias, facilitando o fluxo de veículos automotores e de pedestres e garantindo mais segurança no trânsito. As intervenções incluem instalações de conjuntos de semáforos e radares, fechamento de trevos em trechos perigosos, construção de faixas elevadas e inversão do tráfego em algumas vias.   

O trabalho, executado pelas secretarias municipais de Transporte e Trânsito (Settran) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur) foi iniciado pela Avenida Inácio Tosta Filho, passando pelas avenidas José Soares Pinheiro, Princesa Isabel, Aziz Maron e Mário Padre, Amélia Amado e Juracy Magalhaes, que ganhou um novo canteiro com grama e plantas ornamentais, dois radares e uma faixa elevada.

Uma das principais vias urbanas  para quem deixa a cidade para acessar a rodovia Ilhéus-Itabuna, a Avenida Juracy Magalhães passou por intervenções importantes. Foram fechados cruzamentos, onde ocorriam acidentes quase que diariamente nos acessos às ruas São Sebastião, Francisco Benício e Floriano Peixoto.

Além disso, a Juracy Magalhães ganhará mais uma faixa elevada  em frente à Igreja Nossa Senhora de Fátima. “Acabamos com os cruzamentos da morte, reduzindo à zeras o números de acidentes em dois trechos mais perigosas de Itabuna. Essas intervenções foram feitas depois de um estudo prévio dos engenheiros da Prefeitura”, explica o secretário Transporte e Trânsito, Roberto José da Silva.

Faixas elevadas foram construídas nas avenidas José Soares Pinheiro, no bairro Lomanto; Inácio Tosta Filho, nas proximidades do Centro Comercial; e Princesa Isabel, no bairro São Caetano. As invenções agora chegaram à Rotatória Tancredo Neves, no acesso ao São Caetano e Banco Raso, com mudanças importantes. Para melhorar o tráfego  de veículos automotores, ciclistas e pedestres numa das regiões mais habitadas de Itabuna,  as obras foram iniciadas na Travessa Getúlio Vargas uma das saídas do Banco Raso.

Com a mudança, o motorista que trafega do Banco Raso no sentido centro da cidade deve passar, obrigatoriamente, pela Travessa Getúlio Vargas para alcançar a Avenida Princesa Isabel. Brevemente esse trajeto deverá ser feito também para quem sai do centro da cidade  em direção ao shopping, Jardim Vitória, Góes Calmon e Conceição. Após cruzar a ponte Lacerda, de acesso ao São Caetano, entrará à direita, passando pela Avenida Beira Rio, Rua Francisco Briglia e Travessa Getúlio Vargas, no Banco Raso, para alcançar a Avenida Princesa Isabel. A rotatória também  ganhará uma nova interligação entre as avenidas Aziz Maron e Princesa Isabel.

As intervenções serão feitas gradativamente para facilitar o trânsito e visam acabar com os constantes congestionamentos e retenções em determinados horários naquela área geográfica da cidade de fluxo intenso de veículos.  Segundo o secretário Roberto José atualmente no horário de pico, o congestionamento no sentido centro da cidade chega a dois quilômetros.  Após a conclusão das obras de intervenção na rotatória, brevemente quem sair da região do São Caetano pegará um retorno que será construído entre as avenidas Mário Padre e Aziz Maron.

O secretário de Transportes e Trânsito explica que mais intervenções serão realizadas também no bairro Califórnia e ainda no São Caetano, na Avenida Manoel Chaves, que ganhará dois radares em frente ao Estádio Luiz Viana Filho para limitar a velocidade. Já na Avenida Princesa Isabel,  no cruzamento com a Rua Floresta, serão implantados semáforos e, o acesso para a Rua  do Paty se tornará mão única.