Jabes volta a contar ´miséria´ e anuncia redução de 30 por cento no repasse

Ilhéus mais pobre, segundo a administração
Arquivo/JBO/Maurício Maron

Os cofres públicos de Ilhéus acumulam, neste segundo semestre, perda de receitas provenientes de repasses externos, principalmente as que dizem respeito ao Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e, mais recentemente, ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Raimundo Ferreira, somente em setembro, a queda do FPM chegou a 33% em relação ao montante repassado no mês anterior.

As perdas com o Fundo, anunciadas pelo Tesouro Nacional, representam, em valores absolutos, prejuízo de R$ 1,3 milhão aos cofres municipais neste mês. A isso, soma-se a redução dos repasses do ICMS, que acumulam perda de 12% somente neste semestre.

O secretário da Fazenda explica que em julho, a diminuição do repasse do imposto chegou a 21,4%. Já em agosto, houve recuperação de apenas 9,6%, não suficiente para repor o prejuízo. Essas reduções são creditadas ao cenário de estabilidade econômica por que passa o Brasil, inclusive com recuo na arrecadação e aumento da dívida pública.

De acordo com o prefeito Jabes Ribeiro, diante desse quadro, que pode não se reverter em curto prazo, o município continuará mantendo esforços para pagar fornecedores e o funcionalismo em dia. “Mesmo com essas dificuldades, vamos manter o compromisso de continuar pagando a folha rigorosamente, respeitando cada trabalhador e suas famílias”.

Da mesma forma, Ribeiro lembra que é necessário continuar com o trabalho de aumento das receitas próprias, como forma de fazer frente às perdas, e conseguir manter a máquina pública funcionando, inclusive mantendo as obras e projetos em execução.