Conferência Municipal debate em Itabuna ações da Assistência Social‏

Itabuna
Arquivo

Representantes de instituições e da sociedade civil participam nos próximos dias 15 e 16 da X Conferência Municipal da Assistência Social de Itabuna. Realizado a cada dois anos, o evento acontece no auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FTC é aberto ao público. O credenciamento poderá ser feito no dia 15, das 15 às 19 horas, e no dia 16 das 7h30min às 10 horas da manhã, no próprio local do evento, onde o material de apoio elaborado pela Secretaria Municipal da Assistência Social poderá ser retirado nos dois dias.

Com o apoio da Prefeitura, o evento realizado pelo Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) traz como tema “Consolidar o SUAS de vez Rumo a 2026”. Com três eixos principais de discussão, o participante debaterá e votará propostas baseadas nos pontos principais de discussão: enfrentamento das situações de desproteções sociais, cobertura dos serviços e programas, o Pacto Federativo e a consolidação do Sistema único da Assistência Social – SUAS; e o fortalecimento da participação e controle social para gestão democrática.

A realização da Conferência Municipal da Assistência Social já trouxe avanços para os municípios, a exemplo da garantia da aplicação de novas políticas que atendem a População de Rua, com a instalação do Centro POP e programas de combate de às drogas com o Crack é Possível Vencer.  “Tudo foi garantido com nova pactuação dos municípios junto ao Governo Federal”, afirma a coordenadora.

Segundo a diretora da Secretaria da Assistência Social neste ano uma das principais bandeiras de luta é a necessidade da implantação do Sistema de Vigilância Sócio Assistenciais, que transforma usuários dos sistemas assistenciais públicos em agentes fiscalizadores. “Além de facilitar acesso ao serviço para o usuário, há a implantação de ouvidorias”, explicou a coordenadora do evento Rita Barros.