Moradores comemoram inicio das obras do PAC II no Nova Itabuna‏

Máquinas já trabalham no local
Ascom/Wilson Oliveira

Com um largo sorriso “seo” Alberto Jovita, há 21 anos morador da Rua 5, no bairro Nova Itabuna, acompanhou na quinta-feira, dia 27, o início das obras de infraestrutura e saneamento do bairro que beneficiarão mais de cinco mil moradores.  Com investimento de cerca de R$ 30 milhões em repasses do Ministério das Cidades através do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC II, com contrapartida da Prefeitura de Itabuna, bairros da zona oeste da cidade serão urbanizados.  

As obras estão sendo executadas pela empresa Papini Empreendimentos e Construções, que integra o consórcio vencedor da concorrência pública realizada pela Prefeitura. Acompanhado de vizinhos “Seo” Alberto Jovita se lembrou do sofrimento diário das famílias que residem no Nova Itabuna que carece de saneamento básico e pavimentação das ruas. “Sinceramente nunca imaginei que essa obra fosse realmente acontecer. Já ouvimos muitas promessas, mas nenhuma ação concreta. Agora digo que esta realidade começa a mudar. Com emoção digo que esse é o melhor dia de nossas vidas”, afirmou.

O Nova Itabuna é o primeiro bairro a receber as benfeitorias do PAC II, com obras de implantação de rede de coleta e estações de tratamento de esgoto sanitário, drenagem e pavimentação de ruas. Além disso, o bairro também ganhará a construção de quadra poliesportiva e creche para as crianças da comunidade. A presidenta da Associação de Moradores do Bairro Nova Itabuna, Ana Lúcia Dias, expressou que essa é mais uma etapa vencida pelos moradores na luta de anos em busca de melhorias.

“Já vivemos muitas coisas ruins. Mas, agora essa é uma nova etapa de vida. Com o início desta obra, já temos mostra do comprometimento do prefeito Vane que nos garantiu concretizar os projetos de urbanização que nenhum outro prefeito teve a iniciativa de fazer. Agora, o que temos que fazer é acompanhar a execução da obra. Também agradecer ao prefeito de Itabuna pelo cumprimento da promessa feita à comunidade”, destacou Ana Lúcia Dias.

Pelo contrato serão beneficiados com pavimentação de ruas, implantação de meio-fio, construções de estações elevatórias e de tratamento de esgoto, além de equipamentos de lazer bairros como Jorge Amado, Sinval Palmeira, Maria Matos (Rua de Palha), Santa Catarina, Lomanto Júnior (Rua da Bananeira). A engenheira Heloísa Oliveira, diretora de projetos da Sedur disse que obra tem prazo de dois anos de conclusão. “A nossa expectativa é que a obra de saneamento básico, esgotamento sanitário e pavimentação de ruas do local, que já foram iniciados, sejam realizadas nos prazos estipulados”, afirmou.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Marcos Monteiro, observou que as obras da zona oeste são esperadas há anos pela população, que agora terá o sonho realizado. Já o secretário de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Júnior, destacou a capacidade da empresa Papini Empreendimentos e Construções, que executou importantes obras de saneamento em estados como São Paulo e Minas Gerais.

“Já vivemos coisas que não desejo para ninguém por conta da falta de infraestrutura aqui no bairro. Estou muito emocionado”, expressou Miguel Santos da Silva, que compartilhava a alegria dos seus vizinhos. Aos 81 anos, “seo” Miguel afirmou que viu as primeiras casas serem construídas no Nova Itabuna, onde sempre morou. “Nasci e me criei na Rua 5. Ver agora a minha rua sendo a primeira a receber as máquinas dando início ao projeto de urbanização é uma alegria. Isso mostra que na hora certa, nossos sonhos são sim realizados”, disse seu Miguel Santos da Silva, que acompanhava abertura de vala na rua para a colocação de mais de 300 metros de tubos da rede de esgotamento.