Indústria paranaense planeja instalação de filial em Itabuna‏

Grupo apresenta carta de intenção para se instalar em Itabuna
Ascom/Wilson Oliveira

A Prefeitura de Itabuna, por meio das secretarias municipais de Indústria, Comércio e Turismo e de Planejamento e Tecnologia, recebeu nesta quarta-feira, 12, carta de intenção para a construção de uma unidade da Temper Forte Indústria e Comércio, que tem sede no Paraná e filiais nos estados de Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Amazonas. Os empresários Dalberto Luís Vier, Zelir Florentino e Tarcísio Jamir Florentino se reuniram no Centro Administrativo Firmino Alves com os secretários José Humberto Martins e Wenceslau Júnior quando se iniciaram as negociações.   

Durante o encontro, o secretário José Humberto Martins afirmou que o município está oferecendo todas as condições para atrair novas empresas, gerar empregos e renda e promover o desenvolvimento econômico e social. “A política de incentivos do município já resultou na atração de quase 30 empresas, que vão investir nos próximos anos em Itabuna criando novas oportunidades de emprego. Outras 15 empresas apresentaram carta de intenção e estamos em fase avançada de discussão”, disse José Humberto.

O secretário Wenceslau Júnior explicou aos empresários que Itabuna está localizada numa região com mais de 1,5 milhão de pessoas, conta com instituições como Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e faculdades particulares, além de serviços educacionais na área de ensino fundamental e médio em várias cidades. “São quase 80 mil estudantes. Isso significa que estamos avançando na área do conhecimento e temos mão de obra ainda mais qualificada a oferecer as empresas”, disse Wenceslau.

Já o diretor-presidente da Temper, Dalberto Vier, informou que a escolha de Itabuna para expansão dos negócios da empresa deve-se a logística, pois o município é cortado por duas rodovias federais (BRs- 101 e 415), o que facilita o transporte das mercadorias a exemplo de vidro plano, espelhos e vitrais.  “Além do potencial econômico do município há a possibilidade de contratar trabalhadores qualificados”, explica o empresário.

O município se compromete a doar área de 10 mil metros quadrados para instalação da segunda unidade da Tamper no Nordeste. A primeira funciona em Fortaleza.  “É uma empresa que está no mercado desde 1975 e emprega cerca de mil funcionários”, conta Dalberto Vier.  A previsão é que a empresa, que atua no mercado varejista e atacadista e tem sede no município paranaense de Prudentópolis, invista cerca de R$ 6 milhões no município e crie entre 80 e 100 empregos diretor e outros 400 indiretos.