Produtos da agricultura familiar são destaques em Festival do Chocolate

Secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, representou o governador Rui Costa na abertura
Divulgação

Os produtos da agricultura familiar, a exemplo dos chocolates da Bahia Cacau, são destaques na sétima edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau (FICC), que acontece no Centro de Convenções, de Ilhéus, no sul da Bahia. O evento, que teve início nesta quinta-feira (11) e segue até o próximo domingo (14), conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). A solenidade de abertura teve a presença do secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, representando o governador Rui Costa, do diretor executivo da CAR, Wilson Dias, além de autoridades regionais e locais.

Na oportunidade, foi realizada reunião para discutir os problemas enfrentados com o cultivo do cacau, na tentativa de se formatar um programa que oriente os investimentos do estado para a cadeia produtiva do cacau. Estiveram presentes agricultores, técnicos, prefeitos e vereadores da região e representantes de órgãos ligados ao manejo do fruto.

De acordo com titular da SDR, é importante destacar a cadeia do cacau como estratégica para desenvolver a região. "A cadeia produtiva do cacau vem casada com a da fruticultura, por isso é tão importante, pois quando o cacau se desenvolve, a região também cresce". Segundo Rodrigues, a secretaria está montando ações estratégicas para fortalecer os empreendimentos da agricultura familiar na cadeia do cacau. "No passado, o chocolate era matéria-prima apenas para o chocolate, mas é importante que ele se firme como um produto com identidade territorial. A SDR tem as chamadas de Assistência Técnica Rural (ATER), que queremos fortalecer na parceria com a Ceplac, universidades e cooperativas, estamos investindo em agroindústrias e na comercialização através das compras públicas".

A SDR/CAR está apoiando o evento com o objetivo de apoiar os empreendimentos da agricultura familiar que estão expondo seus produtos e com a logística desses agricultores. O empreendimento apoiado agrega valor à produção da amêndoa de cacau e já beneficia cerca de 300 famílias de produtores de cacau vinculados à agricultura familiar nos municípios de Ibicaraí, Coaraci, Buerarema, Itajuípe, Uruçuca e Floresta Azul.

Para Wilson Dias, houve uma mudança significativa no sistema do cacau. "Alguns anos atrás, a agricultura familiar era periférica, mas a cada ano a organização das famílias em cooperativas e associações vem ajudando os agricultores a conquistar mercados estratégicos".  O diretor da CAR ressalta ainda o conjunto de ações para fortalecer o sistema produtivo do cacau. "As ações vão desde o aumento na produção de mudas na biofábrica até a estratégia de comercialização, principalmente com o chocolate artesanal produzido em unidades simplificadas de processamento de amêndoas. Nossa meta é alcançar 30 mil famílias com essas ações nos próximos quatro anos, em 150 mil hectares na região cacaueira, que abrange 117 municipios, em oito territórios de identidade".

O agricultor Paulo Ramiseces afirmou que a participação no festival do chocolate é uma forma de prospectar mercado. "Neste tipo de evento surgem oportunidades de negócios. Neste primeiro dia já tivemos uma representante de exportação da Rússia que demonstrou interesse em abrir essa oportunidade para um chocolate da agricultura familiar ganhar o mundo".

Bahia CacauQuem visitar o estande da Bahia Cacau poderá degustar os deliciosos chocatea da primeira fábrica de chocolate da agricultura familiar do país. São produtos especiais apresentados nas versões de 70%, 60% e 46% de cacau. A unidade, localizada no município de Ibicaraí, opera em sistema cooperativado, envolvendo agricultores cadastrados na COOPFESBA.