97,5 por cento dos afogamentos no verão tiveram um final feliz em Ilhéus

Aumento de efetivo contribuiu para segurança nas praias
Arquivo/Secom/Gidelzo Silva

O Corpo de Salva-vidas da Prefeitura de Ilhéus, vinculado à Secretaria de Administração, fez um balanço da Operação Verão, realizada entre 20 de dezembro e 20 de fevereiro último, com o intuito de diminuir as ocorrências de afogamento que costumam crescer na alta temporada. De acordo com o gerente do setor, Alexandre Mendonça, “os profissionais tiveram mais êxito nos salvamentos, graças ao treinamento que receberam ao longo do ano de 2014.”

A operação consistiu no trabalho intensivo dos salva-vidas nos 35 postos de salvamento distribuídos pelas praias de Ilhéus. Ao todo, 76 profissionais atuaram das 8 às 18 horas, com material adequado para salvamento à disposição. “Buscamos chegar ao período do verão com as férias dos funcionários em dia para termos todo o efetivo disponível na cobertura do litoral ilheense”, ressalta Mendonça.

Conforme relatório divulgado pela corporação, durante os três meses da operação, 97,5% das ocorrências foram bem sucedidas, evitando-se o afogamento dos banhistas em risco. Ainda de acordo com os dados divulgados pelo Corpo de Salva-vidas, houve apenas dois registros de óbito, ocorridos na zona norte de Ilhéus.

Fez parte da Operação Verão também a distribuição, entre moradores locais e turistas, de folhetos informativos sobre a situação do mar e cuidados necessários para um banho seguro. O gerente informou que, mesmo com o fim do verão e a diminuição do número de banhistas, a atenção daqueles que procuram as praias de Ilhéus precisa ser mantida, a fim de evitar acidentes.

Alexandre Mendonça lembra que outro instrumento fundamental para aumentar ainda mais a segurança de ilheenses e turistas nas praias de Ilhéus foi a instalação, em parceria com a Cicon Construtora Incorporadora, de quatro postos elevados nas proximidades das cabanas Guarany, Gabriela, Palmito e Soro Caseiro. “Em parceria com a Trio Engenharia, iniciamos a confecção de uma quinta unidade que será instalada na Praia do Cristo”, anunciou, salientando que a mesma deverá estar funcionando na semana que vem.