O Teatrinho da Seleção Pública

Espetáculo?
Arquivo/Felipe de Paula

Os critérios escolhidos para seleção pública que a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) de Ilhéus está realizando precisam de um olhar mais cuidadoso das autoridades e do Ministério Público. A pasta comandada por um vereador eleito irá escolher mais de 200 trabalhadores temporários, utilizando-se de critérios pra lá de subjetivos: o curriculo do candidato e o seu desempenho numa entrevista. Nada de inscrição virtual. Somente presencial, com contato direto com o agente público.

Sei não.

No ano que vem, em 2016, haverá eleição municipal. Nome de total confiança do prefeito de Ilhéus, o atual secretário (vereador licenciado), por certo, tentará a reeleição. Estaria ele, diante destas possibilidades, sendo beneficiado com a tal "seleção"? E a base de sustentação do governo? Como devem se comportar em "oportunidades" como esta, vereadores acostumados a pedidos diários em troca de apoio na Câmara?

Outro detalhe chama a atenção: a seleção dos candidatos será realizada pela Comissão Especial de Organização e Julgamento da Seleção Simplificada, constituída pela Portaria 140/2015. E quem está entre os seus integrantes? Jamil Ocké, claro.

Mesmo que não seja e nem esteja sendo um jogo de cartas marcadas, é preciso mais cuidado para que esta seleção não seja um factóide, nem tampouco, mais uma história vergonhosa nestas Terras do Sem Fim.