Dengue cresceu mais de 3.000 por cento com relação ao mesmo período de 2014

Ilhéus ganha aplicativo que permite diagnóstico rápido
GOVBA

Ações conjuntas de prevenção e combate a dengue, envolvendo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e as prefeituras de Ilhéus e Itabuna foram debatidas durante encontros realizados nesta quinta-feira (25), no Sul da Bahia. O subsecretário da Saúde, Roberto Badaró, e a superintendente de Proteção e Vigilância à Saúde, Ita de Cácia, participaram das reuniões, juntamente com técnicos e dirigentes da área de saúde das duas cidades, que tiveram elevação dos casos de dengue.

Em Ilhéus, onde, este ano, foram feitas 2645 notificações de casos suspeitos de dengue até o dia 21 de março, um aumento de 3.725% em relação ao mesmo período de 2014, o prefeito Jabes Ribeiro afirmou que “uma atuação articulada entre a Sesab e o município é fundamental para evitar que a situação se agrave”. A prefeitura está ampliando a atuação dos agentes de saúde e mobilizando a comunidade no trabalho de prevenção, incluindo campanhas de conscientização na rede escolar. Ilhéus dispõe de 61 agentes de saúde e receberá reforços de técnicos da Sesab.

O subscretário da Saúde, Roberto Badaró, também se reuniu com técnicos da área de saúde do município e do Núcleo Regional de Saúde Sul e visitou a unidade de Pronto Atendimento da Dengue e o Hospital Regional Luiz Viana Filho, para traçar um perfil da situação e definir as medidas que serão tomadas pela Sesab para fortalecer o combate à dengue. Já está definida a liberação de mais três carros fumacê para Ilhéus e a utilização de um aplicativo, conectado a um aparelho de telefone celular, que permite o diagnóstico em até 20 minutos.

“Além de agilizar o diagnóstico, com a utilização do aplicativo será possível definir as áreas com maior risco de dengue e concentrar os esforços na prevenção”, afirmou Roberto Badaró, ressaltando que “nesse momento a prioridade é combater o vetor da doença,  reforçando as equipes de agentes de saúde, além de garantir um atendimento eficaz aos pacientes”.

Em Itabuna, foram realizadas 1.594 notificações até o dia 25, com 79 casos confirmados pelo Laboratório Central, um aumento de 260% em relação ao mesmo período de 2014. Os bairros mais atingidos são Fátima, Santa Inês, Califórnia, Santo Antonio e São Caetano. A Prefeitura de Itabuna acaba de contratar 55 agentes de saúde e mais 10 estão em fase de treinamento, totalizando 200 agentes. “Essa parceria com a Sesab é muito importante, já que o município enfrenta limitações financeiras”, disse o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite. “A ampliação do numero de agentes vai contribuir para que a prevenção da dengue possa ser feita durante todo o ano”, destacou.

O Governo Federal liberou R$ 143 mil em caráter emergencial para o combate a dengue em Itabuna. A Sesab também vai disponibilizar carros fumacê e larvicidas para o município. A diretora de Vigilância Epidemiológica do Estado, Maria Aparecida Araújo, ressalta que “a população tem um papel importante nesse processo, já que mais de 90% dos focos do mosquito transmissor da doença se encontram dentro das residências. Essa é uma mobilização que deve envolver o pode público e a comunidade”.