Saúde realiza testes de HIV em uma das regiões de prostituição da cidade

Teste gratuito para quem circula pela Central
Secom/Gidelzo Silva

O Centro de Referência em DST/AIDS de Ilhéus, vinculado à Secretaria de Saúde do Município, realizou na manhã desta quinta-feira, 5, exames de HIV na Central de Abastecimento, localizada no bairro Malhado, zona norte da cidade. A testagem é voltada, principalmente, às mulheres, mas pôde ser feita também por homens e faz parte das ações do dia de combate às DSTs. O secretário de Saúde, Antonio Ocké, lembra que mulheres, crianças e adolescentes são os principais alvos do trabalho, devido à grande ocorrência de exploração sexual naquela área.

No início desta semana, ocorreu reunião com a coordenação de DST/AIDS, a administração da Central de Abastecimento, representantes do Centro de Referência à Inclusão Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), além da Polícia Militar, Conselho Tutelar, e demais segmentos, para que fossem buscadas soluções para diminuir a incidência da prostituição na região de comércio.

Além dos testes, o setor de DST/AIDS realizou trabalho de conscientização quanto à prática de sexo seguro, com o oferecimento de preservativos. “Isso nos possibilita estar perto da população exposta, permitindo agir de forma correta, com prevenção e saúde”, finalizou o secretário Ocké.