Sebrae Bahia abre inscrição para consultores‏

Consultores trabalham na qualificação nos pequenos e micro empresários baianos
Arquivo JBO/MaurícioMaron

O Sebrae abriu as inscrições para selecionar profissionais que desejam prestar serviço como consultores e instrutores da instituição. Os aprovados vão fazer parte do banco de credenciados, que conta com mais de sete mil profissionais de áreas diversas, atuando em todo o país.
 
As inscrições para o processo seletivo número 01/2015 podem ser feitas no site do 
Sebrae, entre os dias 25 de fevereiro e 9 de março. As vagas são limitadas àqueles profissionais que possuem Pessoa Jurídica (PJ) e que já atuam na área de consultoria ou instrutoria. Podem participar do processo seletivo, sócios ou empregados das empresas das seguintes áreas de atuação:
 
-Recursos Humanos e Empreendedorismo; 
-Educação; 
-Serviços Financeiros e Contábeis;
-Comércio Exterior; 
-Planejamento Empresarial; 
-Gestão de Produção e Qualidade; 
-Legislação Aplicada às Micro e Pequenas Empresas; 
-Inovação; 
-Desenvolvimento Territorial; 
-Agronegócio;
-Associativismo e Cooperativismo; 
-Desenvolvimento Setorial; 
-Políticas Públicas; 
-Gestão Ambiental;

Após realização das inscrições, os interessados têm até o dia 10/03 para postar nos Correios toda documentação exigida no edital, comprovando sua habilitação. Na sequência, os candidatos são submetidos ao processo de avaliação, com aplicação de prova escrita e apresentação oral na sua área de atuação. A empresa de recrutamento selecionará os aptos e os certificarão. Todos os escolhidos passam por treinamento para se adaptar à metodologia do Sebrae.

Depois de todas as fases do processo seletivo, os aprovados passam a integrar o banco de credenciados do Sistema de Gestão de Credenciados do Sebrae – SGC. Quando um cliente ou a própria instituição precisa de um consultor ou instrutor, o Sebrae recorre ao arquivo.
 
Os consultores são convidados para prestar serviço aos clientes por rodízio. Também são escolhidos de acordo com sua área de atuação e localização. Todo o processo é gerenciado automaticamente pelo SGC, que seleciona os consultores baseados nesses critérios. Os profissionais são remunerados por contratos de prestação de serviço, com base na quantidade de horas trabalhadas e segmento.

A coordenadora da Gestão de Credenciados do Sebrae, Ademilde Imperial, disse que na Bahia já existem cerca de 650 credenciados, entre consultores e instrutores. Mas, a expectativa dela é que o processo atraia um número grande de interessados para que o banco mantenha sempre um quadro qualificado e diversificado.