TCE lança Código de Ética e promove palestra

Sede do TCE Bahia
Ascom

Em continuidade ao calendário comemorativo do seu Centenário, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) promoverá, no próximo dia 23, uma palestra sobre o tema “Trabalho com Amor e Paixão”, a ser proferida pelo professor titular de Ética e Filosofia Renato Janine Ribeiro, da Universidade de São Paulo (USP), e, na mesma data, lançará a edição impressa do Código de Ética dos Membros e Servidores da instituição. Os dois eventos irão acontecer no Auditório Conselheiro Lafayette Pondé, na sede do TCE, Centro Administrativo da Bahia, e serão franqueados aos servidores do órgão.

O Código de Ética para servidores e membros já existe em outras unidades da Federação, em atendimento a uma recomendação da Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e seu lançamento na Bahia contribui para reforçar a política de transparência e eficiência já implantada no TCE. Por sua vez, o palestrante do tema "Trabalho com Amor e Paixão", Renato Janine, é uma das maiores autoridades do País na sua área, com 18 livros publicados e laureado, em 2001, com o Prêmio Jabuti de Melhor Ensaio, tendo sido, ainda, condecorado com a Ordem Nacional do Mérito Científico (1997) e com a Ordem de Rio Branco (2009).

Uma das mais tradicionais e antigas Cortes de Contas do Brasil, o TCE-BA foi criado por meio de lei assinada pelo então governador J. J. Seabra, no dia 21 de agosto de 1915, e para celebrar a passagem de tão importante data foi elaborado um calendário com a realização de eventos mensais, que vão desde um concurso de Redação e Desenho (para estudantes da rede de ensino estadual), a exposição de fotografias, lançamento de livros históricos e vídeos e concurso de monografias com a concessão do Prêmio Oswaldo Velloso Gordilho a melhor trabalho inscrito. O clímax das comemorações será em agosto, cm a realização do II Seminário Internacional de Controle Externo (entre os dias 19 e 21), lançamento de selo comemorativo e distribuição de medalhas alusivas ao Centenário.