Crise não reduzirá ritmo de obras, diz prefeito de Canavieiras

Repavimentação da avenida ACM é uma das atuais iniciativas
Ascom/Wagnevilton Ferreira

O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, fez um balanço das ações realizadas pela Prefeitura e que deverão ser entregues à população dentro dos próximos meses. As obras estão sendo executadas para atender a demanda nas mais diversas áreas da administração, especialmente na saúde, educação, assistência social, esportes e mobilidade urbana.

Explica o prefeito, que apesar das dificuldades surgidas com a diminuição das receitas, especialmente pela redução dos índices do Imposto sobre Produtos Industrializados, sobre determinados produtos, Canavieiras vem se desenvolvendo em todos os setores. “Como já prevíamos esses obstáculos na economia, planejamos nossa administração calcada nos princípios da austeridade, legalidade e eficiência, o que vem proporcionando bons resultados”, revela Almir Melo.

Na área da saúde, as obras na Unidade Básica de Saúde Dr. Edmundo Lopes de Castro foram concluídas e já está em fase de instalação de mobília. O prédio, que no início da atual gestão foi encontrado abandonado e em péssimas condições de higiene, agora conta com com duas recepções, uma sala de repouso, uma sala de triagem, uma sala de vacinação, um consultório de enfermagem, um consultório odontológico, um consultório médico, uma copa, e dois sanitários adaptados para portadores de necessidades especiais, dentro dos padrões normativos ABNT 9050.

Antes que os alunos retornem à sala de aula, estão sendo recuperados todos os prédios escolares. Os esportes também estão recebendo investimentos e já está em fase de conclusão, aguardando apenas a construção do telhado de estrutura metálica, a reforma do Ginásio de Esportes de Canavieiras (Geca). O ginásio esportivo agora conta com dois banheiros para o público, vestiários, alambrado, nova pintura geral (incluindo do piso), tabela de basquete, novas traves, e remarcação da quadra dentro do padrão estadual.

A mobilidade urbana é outra área que tem recebido investimentos e a Prefeitura de Canavieiras segue cuidando da cidade, com foco na execução dos serviços de recuperação das ruas, avenidas e praças da cidade. Vários trechos no centro da cidade e diversas ruas que se encontravam com o asfalto ou calçamento comprometido, dificultando a mobilidade urbana, foram recuperados, um compromisso assumido pelo prefeito Almir Melo, mesmo antes de ser empossado no governo. O investimento usado pela Prefeitura de Canavieiras para ações tapa-buracos é realizado com recursos próprios, através da Secretaria de Obras e Transportes.

Até agora foram beneficiadas com a recomposição as avenidas Assis Gonçalves, Rio Branco, Osmário Batista, Enelzita Mattos. Assim que foi concluída a primeira etapa, as obras de recomposição de pavimentação passaram a executar os serviços nas avenidas Antônio Carlos Magalhães, General Pederneiras, Barão de Cotegipe, Benjamim Constant, Almir Nonato, rua João Ribeiro Vargens (trecho do Beco Apertado). As praças contempladas com os serviços foram: praças do Cacau, do Ex-Combatente, da Capelinha, Maçônica, do Sapo, da Bandeira e São Boaventura.

As obras abrangeram ainda, as ruas Augusto Severo, Dr. José Marcelino, travessa Altamirando de Carvalho, Centro de Abastecimento, ruas do Cajueiro, Gravatá, Rua da Prata, São Francisco, Rui Barbosa, Beco do Reconto, avenida Ilhéus, Afrânio Peixoto, rua do Meio, 13 de maio, Beco apertado, Benjamin Constant, avenida Assis Gonçalves, Barão do Rio Branco, Sítio Histórico, Gravatá, Almir Nonato, Augusto Luiz de Carvalho, Rua do Posto João Fonfon.

Além das obras de responsabilidade da Prefeitura, a BR 274 – Rodovia Transouricana – mais uma vez está sendo recuperada pelo município. Uma motoniveladora (patrol) está trabalhando na manutenção dessa importante rodovia, que atravessa grande parte do município e é um dos principais canais de tráfego para o transporte dos moradores das diversas comunidades e o escoamento da produção agrícola.