Prorrogada campanha contra sarampo e poliomielite

Nova oportunidade para vacinação
Arquivo

A Secretaria Municipal de Saúd (Sesau), atendendo orientação do Ministério da Saúde, prorrogou a campanha contra o sarampo e poliomielite até o dia 31 de dezembro. Segundo o órgão federal em todo o país não foram alcançadas ainda as metas desejáveis. Em Ilhéus, a previsão era que fossem vacinadas  contra o sarampo, o total de 11.145 crianças de um a quatro anos, 11 meses e 29 dias, mas apenas 59,94% (6.680 crianças) foram encaminhadas às unidades de saúde.

Do mesmo modo, a imunização contra a poliomielite atingiu apenas 56,39% do público alvo, o que equivale a 7.029 crianças na faixa etária entre um e cinco anos.  A previsão era que fosse beneficiado o total de 12.465 menores. Para atingir a meta proposta, a proteção de 95% das crianças, a supervisora de Imunização da Sesau, Walkíria Cardeal, diz que, em reunião com o secretário Antônio Ocké, ficou decidido que até o período proposto pelo Ministério da Saúde, estarão realizando o atendimento, de segunda a sexta-feira, nas unidades de saúde do município.

Os pais e responsáveis devem levar seus filhos ao CAE III (Sesp) e Programa Saúde da Família (PSF) no Bairro da Conquista, no período da tarde; no Centro de Saúde do Bairro do Iguape e Posto de Saúde Sarah Kubistheck, no Bairro do Malhado, no mesmo período. Na zona Sul, os locais de imunização são o Centro de Saúde Herval Soledade, no Pontal, PSF do Bairro Nelson Costa e do Bairro Nossa Senhora da Vitória, além do Centro de Saúde do Hernani Sá, sempre no turno matutino. Já na zona Oeste, também no período da manhã, estarão atendendo o Centro de Saúde Dr. Euler Ázaro no Bairro Teotônio Vilela, e o PSF do Bairro Salobrinho.

Walkíria Cardeal solicita que os responsáveis não devem deixar de apresentar a caderneta da criança, que é imprescindível para controle da vacinação. A coordenadora lembra ainda que nos distritos e povoados do município a campanha ocorreu entre os dias 10 a 28 de novembro. Além da vacina contra poliomielite e sarampo, também foi ofertada contra o HPV para meninas de 11 a 13 anos, e as demais vacinas do calendário da criança. “O importante, agora, é que os pais se conscientizem da necessidade de vacinar seus filhos, para que possamos atingir a meta”, finalizou.