Samu se prepara para aumento de demanda durante o verão

Simulação de atendimento e atenção com o verão
Arquivo JBO/MaurícioMaron

Com a finalidade de garantir o melhor atendimento a ilheenses e turistas durante a alta a alta temporada, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), iniciou a ampliação do serviço, com a reabertura de uma unidade ao lado do Posto de Saúde do Bairro Hernani Sá, zona sul de Ilhéus. O local começou a funcionar no último sábado dia 13, com uma ambulância básica e uma motolância, também em sistema 24 horas.

Já na próxima sexta-feira, dia 19, outra unidade de apoio do Samu será reaberta na zona norte da cidade, e ficará localizada no Posto de Saúde de Juerana, durante os dias úteis, e aos sábados e domingos ficará de plantão em frente ao Condomínio Mar e Sol, no Km 10 da Rodovia Ilhéus/Itacaré. “Essa estratégia foi utilizada no ano passado e com resultados significativos, o que nos levou a decidir a repeti-la”, afirmou o titular da Sesau, Antônio Ocké.

Estas medidas, entre outras que vêm sendo adotadas, continua o secretário, visam agilizar os procedimentos de atendimento de urgência, em especial no período natalino, no Ano Novo e durante os dias de carnaval, quando, além da chegada de grande número de turistas, os próprios ilheenses também costumam aproveitar bastante a alta temporada, tanto em freqüência às praias como nos eventos que são realizados.

“Também estamos entrando em contato com as direções dos hospitais para que adotem medidas para assegurar atendimento e garantir a demanda, além de outros procedimentos sempre adotados neste mesmo período, como o combate a dengue e o aumento da fiscalização sanitária em cabanas, bares e restaurantes”, finalizou Antônio Ocké.