Ilhéus recebe a Mostra Identidade Bahia

Detalhes da mostra que chega a Ilhéus
Divulgação

Depois de passar pelas cidades de Salvador e Vitória da Conquista, a Mostra Identidade Bahia chega à Ilhéus nesta quarta-feira (3), permanecendo em exposição na Casa de Cultura Jorge Amado até o dia 15 de dezembro. Resultado de cinco anos de viagens aos 417 municípios, a mostra é parte da construção do programa Bahia de Todos os Cantos, exibido pela TVE, e está percorrendo os municípios baianos para apresentar uma mescla de fotografias, vídeos, arquivos digitais e instalações que abordam as riquezas culturais, geográficas e econômicas do Estado, bem como os costumes, tradições e histórias que traduzem o que é ser baiano.

Durante a mostra, que está dividida nos temas “Paisagem”, “Cultura” e “Saberes”, o expectador entrará em contato com as mais diversas informações em ambientes criados especificamente para cada tema, pois além dos materiais expostos, haverá um cenário compondo a movimentação.

Para a jornalista Vânia Lima, idealizadora da mostra, os principais diferenciais estão na “concepção contemporânea, onde a imagem traduz sentimentos e contextos capitados após muita interação com as comunidades”, completa Lima.

A mostra também realizará, no município, uma oficina voltada para a formação técnica e social, envolvendo a participação através dos conselhos municipais/ estaduais e a formação de comunicação em rede. A oficina acontece na sala Sosígenes Costa, sede da Secretária de Cultura do Município.

Iniciativa da Lima Comunicação, a exposição também passará pelas cidades de Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus e Ibotirama, recriando um retrato do baiano na forma de falar, tratar a terra, cantar, cultuar e outras. A exposição tem o apoio da Secretaria de Educação, Irdeb e Secretaria de Cultura de Ilhéus, que recebe Identidade Bahia na Casa de Cultura Jorge Amado, na Rua Jorge Amado, 21.