Workshop do Empreendedor integra Feira de Negócios e Oportunidades

Estudantes apresentam propostas de empreendedorismo durante a Fenopo
Arquivo JBO

Com o objetivo de capacitar empreendedores individuais e proprietários de micro e pequenas empresas para os desafios do mundo empresarial, a Secretaria de Indústria e Comércio (Sedic) promove neste sábado, dia 25, das 13h30 às 18 horas, o II Workshop do Empreendedor de Ilhéus. Desenvolvido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o evento será realizado na Faculdade de Ilhéus, localizada no quilômetro 2,5 da BA-001. O titular da Sedic, Roberto Garcia, lembra que o workshop integrará a programação da IX Feira de Negócios e Oportunidades (IX Fenopo), iniciativa que acontecerá no período de 23 a 25, com tema central “Empreendedorismo: Criatividade e Sustentabilidade”.

A programação do II Workshop do Empreendedor de Ilhéus inclui a palestra “Cenário Econômico e Perspectivas”, que será proferida pelo pró-reitor de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Alessandro Fernandes. Ainda, uma mesa redonda sobre a “Formalização do Empreendedor” e um debate sobre “Políticas Públicas voltadas para o Desenvolvimento Econômico Local”.  Por fim, a programação prevê a participação da coordenadora regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo, que estará falando sobre a Criatividade como Ferramenta do Desenvolvimento Econômico”. Na sequência, terá início uma ampla discussão sobre a formatação de políticas públicas voltadas para o tema da palestra.

Como debatedores convidados, participarão do evento o vice-prefeito de Ilhéus, Carlos Machado (Cacá), o gestor do projeto Território da Cidadania Litoral Sul do Sebrae, José Carlos Oliveira, os presidentes da Associação Comercial, Nilton Cruz, e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Paulo Ganem, e o diretor da Faculdade de Ilhéus, Almir Milanesi.  Também estão confirmadas as presenças dos chefes do Balcão do Empreendedor, William Gama, do Setor de Arrecadação Tributária da Prefeitura de Ilhéus, Fernando Fernandes, e das chefes da Fiscalização de Posturas da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Regina Farias, e da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde (Sesau), Catiane Pinto.

IX Fenopo – A IX Feira de Negócios e Oportunidades da Faculdade de Ilhéus será aberta oficialmente às 19 horas desta quinta-feira, dia, 23, no auditório da instituição, com uma palestra sobre o tema “Governança Corporativa”, a ser proferida pelo diretor de Relações Institucionais do Grupo Águia Branca, Luiz Wagner Chieppe. Antes, porém, por volta das 17 horas, será realizada a abertura dos estandes do evento para visitação e exposição dos projetos de economia criativa dos bairros do Pontal e do Hernani Sá, além de diversas apresentações culturais.

A IX Fenopo contará, ainda, com diversas oficinas e minicursos, que estarão dando ênfase a uma série de sub-temas, como elaboração de roteiros turísticos, cálculo trabalhista para advogados, linhas de crédito para micro e pequenas empresas e elaboração de projetos para captação de recursos. Ainda, gastronomia funcional, aspectos nutricionais e funcionais do cacau e do chocolate: o mercado de chocolate gourmet, consultoria em serviços de saúde e formando empreendedores: como iniciar o meu próprio negócio, entre diversos outros.