Desafio Empreendedor mobiliza universitários do Sul da Bahia

Michel Lima
Arquivo JBO

Aberto a alunos de qualquer curso de graduação em universidades públicas e particulares, o programa Desafio Universitário Sebrae Empreendedor está em fase de captação de candidatos no Sul da Bahia.

Entre os candidatos que já se inscreveram está Laion Nascimento, de Itabuna, estudante de 21 anos, matriculado no 3º ano de do curso de Administração da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Participando pela primeira vez, ele já iniciou os jogos interativos pela internet e está mobilizando outros estudantes da Cia Junior dessa instituição. “Estou na fase inicial e já obtive boas respostas para aplicar o aprendizado na vida real, principalmente uma visão maior em relação ao meu poder de decisão”, afirma o jovem.

Com inscrição gratuita, feita pelo site, a competição tem caráter educacional e reúne, em torno de rankings, atividades e jogos online para trabalhar conteúdos de gestão, inovação e empreendedorismo. Para as universidades que quiserem participar, o Sebrae oferece palestras gratuitas para divulgação, bastando solicitar através do e-mailag.itabuna@ba.sebrae.com.br. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone 0800 570 0800 ou nos Pontos de Atendimento do Sebrae em Ilhéus e Itabuna.

“Já fechamos parceria para divulgação com a Faculdade de Ilhéus e a Cia Junior da UESC para promover ações de mobilização a universitários e professores”, explica o analista do Sebrae, Michel Lima.

Jogo empreendedorO Desafio Universitário Empreendedor premia os melhores colocados no ranking, embora o principal objetivo seja a busca da assimilação da cultura empreendedora, preparando os jovens para os desafios do mercado através de suas habilidades corporativas.

Podem participar estudantes universitários regularmente matriculados em qualquer curso de graduação de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras credenciadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). O mesmo critério se aplica aos professores universitários.

A competição é dividida em três fases, sendo uma individual e as outras duas em equipe. O início é o cadastro individual na 1ª fase e possui anualmente uma competição presencial de equipes. Serão premiados cerca de cinco mil participantes em modalidades como os melhores pontuados do Brasil e os professores com maior número de universitários inscritos. Na transição para a 2º fase, os participantes deverão montar equipes que serão compostas pelos jogadores melhor pontuados nas fases anteriores. O jogo termina com apenas uma equipe vencedora.

O desafio pode ser acessado em qualquer local onde estiverem, através de dispositivos de comunicação móveis como celulares, tablets, iphones. Os jogos são on-line, disponíveis a qualquer tempo ao participante, sem necessidade de download.