Bahia se consolida como estado com mais cidades do projeto 50 Telhados

Projeto tem bons resultados em Luis Eduardo Magalhães
Ascom

Cinco cidades, quatro na Bahia e uma no Espírito Santo, são as novas integrantes do 50 Telhados, projeto desenvolvido pelo Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina (Ideal). A Bahia reforça a liderança em número de cidades que aderiram ao projeto, com 11 comprometidas a instalar telhados solares.

As novas participantes do estado baiano são Barreiras, Itaberaba, Luís Eduardo Magalhães e Porto Seguro, que deverão instalar pelo menos 50 sistemas fotovoltaicos (ou 100 kWp de potência total) nos próximos 24 meses. A busca por clientes para atingir essa meta ficará a cargo da empresa Enersol. “Muitas vezes as pessoas ainda confundem a fotovoltaica com o aquecimento solar. Queremos ajudar na divulgação da energia solar fotovoltaica”, explica o sócio e diretor operacional da empresa, Matthias Ogonovszky. A Enersol se junta à Axitec como empresa executora também em outras três cidades da Bahia: Lauro de Freitas, Mata de São João e Salvador.

Vitória, no Espírito Santo, também passa a integrar o projeto. A empresa BVK é a responsável pela execução das instalações na capital capixaba. “Acreditamos que a meta do projeto é o ponto de partida para realização de um objetivo, no caso, tornar a geração fotovoltaica no país uma opção real de geração de energia elétrica”, comenta o sócio-diretor da empresa, José Borges.

O 50 telhados foi criado em 2013 pela empresa mineira Econova e, em novembro do ano mesmo ano, passou para a coordenação do Instituto Ideal. A intenção era atingir pelo menos 20 participantes, o que totalizaria mil telhados solares até 2015. Mas a meta deve ser superada. Por enquanto, 33 cidades já fazem parte do projeto. Duas delas já estão próximas de alcançar a meta de ter 100 kWp instalados: Campo Grande (MS) e Florianópolis (SC). Ambas já têm pouco mais de 78 kWp conectados à rede elétrica no âmbito deste projeto.

Como participar - Qualquer empresa de engenharia e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica pode participar como empresa executora. Basta atender a alguns critérios para conseguir a aprovação do Ideal. Instituições públicas e prefeituras também podem contribuir, reforçando o apoio ao projeto em seus canais de comunicação, por exemplo. 

Consumidores que desejarem participar podem procurar as empresas cadastradas no site do 50 telhados.