Programa Nossa Sopa recadastra famílias no bairro Vila da Paz

Comunidade de Vila da Paz é uma das mais carentes em Itabuna
Ascom/Wilson Oliveira

As 55 famílias da comunidade Vila da Paz cadastradas no Programa Nossa Sopa desenvolvido pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Assistência Social, em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia, foram recadastradas no final da tarde de quarta-feira. Além disso, a equipe do programa

procedeu à medição e pesagem de crianças, adultos e idosos para avaliar a evolução nutricional de cada um. Nesta ação mais 18 famílias foram inseridas e passarão a receber por pessoa 400 ml de sopa rica em nutrientes para sua segurança alimentar.

O Programa Nossa Sopa tem o objetivo de combater a fome e a desnutrição da população carente.  Para muitas famílias assistidas esta é uma das únicas refeições do dia quando crianças, adultos e idosos podem encontrar a carga nutricional necessária para sobrevivência. É o que confirma a dona de casa Nilza Mendes Nascimento, mãe de nove filhos, que sobrevive apenas com a renda do Bolsa Família.

“São muitas bocas para alimentar. O dinheiro que ganho é pouco. Então não tenho como dar aos meus filhos uma alimentação boa sempre. Com a sopa que recebemos duas vezes por semana, já fico mais tranquilizada, pois tem dias que tenho que pedir para dar de comer aos meus filhos”, conta dona Nilza. 

A sopa preparada com produtos desidratados e embalada em pacotes nos sabores galinha com macarrão e legumes; carne com arroz e legumes; feijão com macarrão, canja; e carne com macarrão e legumes é entregue na comunidade as segundas e quartas-feiras. “Em apenas seis meses de execução em Itabuna, o programa já vem colhendo resultados positivos. Nesta comunidade, por exemplo, muitos estão no grupo de vulnerabilidade social. Para 99% dos cadastrados esta realmente é a única refeição da noite”, conta a coordenadora local do Programa Nossa Sopa Lidiane Silva.

O secretário municipal da Assistência Social, José Carlos Trindade, lembra que a Empresa Baiana de Alimentos (Ebal) responde pela aquisição e operacionalização da entrega do produto, enquanto a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) da Bahia promove o repasse de recursos financeiros para a aquisição e distribuição, bem como o acompanhamento do convênio com os municípios e as instituições participantes. Nesta quinta-feira, serão pesados crianças e adultos da comunidade Sete de Setembro, na rodovia BR-101, trecho Itabuna- Buerarema.