Saúde de Itabuna vai intensificar mobilização contra a dengue

Chegada da primavera preocupa
Arquivo

Com a chegada da primavera e a proximidade do verão, estações mais quentes e propícias para o mosquito Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna vai intensificar a mobilização da comunidade para o combate ao mosquito e à prevenção à dengue. Ontem e hoje, técnicos da secretaria, agentes de endemias, lideranças de bairros e representantes da sociedade civil, reuniram-se com uma equipe da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM),  contratada em 2010 pelo Governo do Estado para assessorar os municípios e incentivar a mobilização contra dengue.

Durante dois dias os técnicos da FLEM fizeram avaliação da estratégia já adotada pela Secretaria Municipal de Saúde, acompanharam atividades educativas no bairro de Fátima, revisaram o cronograma de atividades futuras e deram palestra para multiplicadores que passarão as informações à comunidade. Segundo Silvana Santos, mobilizadora da FLEM, mesmo com o número baixo de notificações, que representa apenas 10% do que era registrado até 2012, é preciso que a população mantenha o alerta. “A situação de Itabuna é sempre preocupante devido às condições climáticas, características da população e ao histórico de epidemias”, completou.

Para manter os índices positivos e evitar novas epidemias em Itabuna serão adotadas medidas de intensificação da prevenção da doença e conscientização dos moradores, como por exemplo, mutirões nos bairros, palestras e atividades em escolas, associações e entidades religiosas. O programa “Itabuna em ação contra a dengue” tem suas atividades elaboradas pelo Departamento de Vigilância a Saúde, com apoio de coordenadores municipais da FLEM. Um desses coordenadores é Sandoval Dias, agente de endemias há nove anos, que explicou que diversas ações estão programadas para os próximos meses. Segundo ele as primeiras serão já no mês de outubro nos bairros Fonseca e São Caetano, cujos índices de casos notificados é alto.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Bairro Santo Antônio, Carlos José Freitas (conhecido como Carluxo), que participou da reunião e recebeu no bairro atividades educativas na semana passada, as ações tem sido bons passos no combate à dengue. “Temos que colaborar com o poder público. A dengue é um problema de todos. A comunidade está disposta a ajudar, basta que tenhamos incentivo”, comentou. O próximo passo dos mobilizadores é atrair mais multiplicadores para a campanha a partir das visitas casa a casa feitas pelos agentes de endemias.