Uesc e empresários debatem propostas para o desenvolvimento econômico regional

Empresários e lideranças da universidade debatem alternativas de desenvolvimento
Ascom

Com o propósito de buscar alinhar as possibilidades e perspectivas sinalizadas em prol do desenvolvimento da economia regional, o Pró-Reitor de Extensão da Uesc, que também é Economista e Doutor em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, Professor Alessandro Santana, juntamente com a classe empresarial de Itabuna destacaram que é preciso repensar o modelo econômico de forma sustentável para Itabuna e região. O assunto foi amplamente debatido nesta segunda-feira (15), durante a 24ª Reunião Ordinária da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna – ACI.

As propostas foram discutidas a partir do estudo elaborado pelo profissional acadêmico, que busca entender o cenário socioeconômico da região Sul da Bahia para traçar alternativas que convergem em um modelo econômico sustentável. Os dados de 2010 revelam um grande potencial econômico entre Itabuna e Ilhéus no setor de comércio (19,9%) e prestação de serviços (23,9%), ao passo que grande parte dos empregos formais na microrregião está concentrada na administração pública (32,4%).

Grande parte da fonte de renda gerada nos municípios que compõe a microrregião é proveniente das prefeituras. Dentre as alternativas de fomento a economia regional, foi sinalizada a importância de qualificação da mão de obra local para atender os investimentos que estão sendo instalados no entorno da região. “No setor de construção civil, por exemplo, estamos desenvolvendo um projeto na Uesc, em parceria com o Sebrae e demais empresas, com o objetivo de capacitar pessoas para atuarem no setor”, relatou o Pró-Reitor.

Ainda nessa perspectiva, o Professor Alessandro destacou o potencial regional para investimentos na Agroindústria do Cacau, no Turismo, como Pólo Educacional, de Saúde e de Informática. Aliado a isso, reforçou a importância do Complexo Porto Sul, da Região Metropolitana do Sul da Bahia e do Parque Tecnológico envolvendo a Uesc, Ceplac, UFSB e Ifba, como perspectivas de crescimento econômico.

As perspectivas e possibilidades atraíram a atenção dos empresários, que sinalizaram por uma preocupação coletiva, a partir do envolvimento da sociedade civil nos debates. “A reunião foi imensamente importante para a classe empresarial, pois demonstrou o interesse da Uesc em participar das discussões junto a Associação e a Sociedade Civil, com o intuito de buscar alternativas para o desenvolvimento econômico regional”, revelou o presidente da ACI, Luiz Ribeiro.