Creas Paefi busca parceria para combater violência sexual e trabalho infantil

Reforço na rede de proteção ao menor
Arquivo/JBO/Maurício Maron

Agentes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) que atuam no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas - Paefi) estão buscando parcerias junto aos estabelecimentos comerciais de Ilhéus para combater a violência sexual a crianças e adolescestes. A ação também tem o objetivo de conscientizar os comerciantes sobre problemas provocados pela exploração do trabalho infantil.

De acordo com a coordenadora do serviço, Quédima Souza, “inicialmente o trabalho vem sendo realizado com comerciantes das imediações da Central de Abastecimento do Malhado e, posteriormente, levaremos essa ação para outros locais da cidade”. Segundo ela, no momento da adesão, o estabelecimento recebe um adesivo selando a parceria, contendo informações sobre o programa e as formas de denúncia dessas situações. Além dessas ações, a SDS realiza o projeto Creas na Escola, levando as informações também aos estudantes do município.

O Creas Paefi desenvolve um trabalho de atenção e orientação direcionada à promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais e para o fortalecimento da função protetiva das famílias diante do conjunto de condições que as vulnerabilizam e/ou as submetem a situações de risco pessoal e social. O serviço é do Governo Federal e faz parte dos programas a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS). Sua sede fica localizada na Avenida Uberlândia, nº 555, no Bairro do Malhado.

O serviço atende pessoas que sofreram violações de direitos, como violência física, psicológica e negligência; violência sexual, que compreende abuso e/ou exploração sexual; tráfico de pessoas; abandono; discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou raça/etnia. Além de outras formas de infração dos direitos decorrentes de discriminação/submissões a situações que provocam danos e agravos à condição de vida, impedindo os cidadãos de usufruir da autonomia e bem estar.