Obras de construção de praça devem ser iniciadas em 60 dias

Assinada a ordem de serviço
Ascom/Pedro Augusto

O presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Ubiratan Cardoso Matos, apresentou nesta quinta-feira, 21, ao prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, o cronograma para a execução das obras de construção da Praça Clara Kauark, no bairro Zildolândia. A apresentação foi feita durante audiência no Centro Administrativo Firmino Alves com a presença de secretários municipais e técnicos.

Na oportunidade, o presidente da Conder assinou autorização para abertura de licitação que vai ser publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial do Estado. Ubiratan Cardoso informou ao prefeito Vane que todo o processo de licitação deverá ser concluído no prazo de 40 dias. A previsão é que a praça seja construída e inaugurada num prazo de oito meses em investimento de R$ 303.477,65.

A Praça Clara Kauark contará com iluminação, pavimentação, além de equipamentos, como bancos, rampas, escadarias, pergolado em concreto e painel em mosaico decorativo. As obras serão executadas pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e coordenadas pela Conder. “Os investimentos na qualificação urbanista é o compromisso assumido pelo governador Jaques Wagner com o município de Itabuna”, disse Ubiratan Cardoso.

Já o prefeito Vane afirmou que a praça assegura mais um espaço de lazer para a população, principalmente os moradores do Zildolândia e bairros circunvizinhos. Vane ressaltou que a dedicação da praça à memória da arquiteta Clara Kauark é mais que merecido, porque foi uma das profissionais que mais contribuíram com o desenvolvimento da arquitetura e urbanismo do município, inclusive doando projetos, entre eles o da própria praça, que foi elaborado ainda em 1988.

Participaram da audiência com o presidente da Conder, Ubiratan Cardoso Matos, os secretários Marcos Monteiro, do Desenvolvimento Urbano, e  Wenceslau Júnior, do Planejamento e Tecnologia, o vereador Cesar Brandão, a coordenadora do curso de Arquitetura da Unime,  Yasmine Medley, além de engenheiros da Conder e Prefeitura.