´Buraco da Gia´ ganha obras de saneamento

Máquinas já trabalham no local
Ascom/Wilson Oliveira

A Prefeitura de Itabuna, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e Emasa, iniciou nesta quarta-feira as obras que vão melhorar a qualidade de vida dos moradores das comunidades do “Buraco da Gia”, entre as ruas São Pedro e São Luís, no bairro de Zizo, e da Rua da Horta, no Novo Horizonte. O pacote de obras previsto no pela administração municipal vai levar para as duas das áreas mais carentes da cidade melhores condições de habitação e saneamento.

O prefeito Claudevane Leite falou de sua felicidade ao iniciar as obras de saneamento dos dois locais que mais sofreram abandono até agora. “Realmente as precárias condições destas comunidades são muito comentadas pela cidade. Nossa luta é para dar dignidade às comunidades que historicamente ficaram esquecidas. Vamos fazer a limpeza, o saneamento, melhorar as condições de abastecimento d’água e urbanização. Estas duas ações se somam às mais de 30 que estão em andamento em toda a cidade em beneficio da população”, disse. 

O trabalho visando à melhoria das condições de vida da população das duas localidades vai contemplar esgotamento sanitário, limpeza, água encanada e

urbanização. Na primeira etapa, as obras começaram pelo bairro São Pedro, onde uma rede antiga de esgoto está sendo desobstruída para ser interligada a uma nova, com extensão de cerca de mil metros de tubulação que chegará ao “Buraco da Gia”. Na Rua da Horta uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) também iniciou trabalho preparatório para a urbanização.

No ano passado o prefeito Vane assegurou que os dois locais seriam urbanizados e valorizados, mas as dificuldades financeiras atrasaram as obras. 

“Vamos urbanizar para aprimorar as condições desses locais e assim melhorar a qualidade de vida dos moradores” afirma o secretário de Desenvolvimento Urbano, Marcos Monteiro.  O saneamento básico atende a uma reivindicação antiga destas comunidades e vai resolver também problemas de saúde pública e cidadania. “O projeto é macro, algumas áreas estão tão degradas que precisaremos fazer contenção de encostas e alvenaria”, comentou o secretário.

Na manhã desta quarta-feira, equipes da Sedur e Emasa, compostas por 18 operários e apoio da retroescavadeira, caminhão e caçamba, iniciaram a preparação da área para instalação de tubulações que vão ligar o poço de visita da rede antiga, no São Pedro, às várias ligações para o “Buraco da Gia”. De acordo com o encarregado da Emasa José Ferreira dos Santos para facilitar o trabalho das equipes a área recebe cascalho que irá retirar a umidade do solo. Segundo explicou, quando a parte de esgotamento sanitário estiver concluída a Sedur iniciará a construção de escadarias de acesso e calçamento.