Canavieiras promove Seminário de Educação no Campo

Capacitações para o campo
Arquivo/JBO

A Prefeitura de Canavieiras, em parceria com o Instituto Federal Baiano (IFBa), através da Secretaria Municipal da Educação, promove, nos próximos dias 25 e 26 sexta-feira e sábado), o Seminário Educação no Campo – “Conhecer para transformar”. O evento será realizado no auditório da Secretaria da Educação e contará com diversas palestras e oficinas de capacitação direcionadas aos professores da zona rural.

O credenciamento será iniciado nesta sexta-feira (25), a partir das 13 horas. Em seguida, será oferecido um momento cultural com voz violão e, às 14h30min, a abertura do evento. A professora-doutora da Universidade Estadual do Sul da Bahia (Uesb), Tânia Torreão Sá, dará a primeira palestra, com o tema “Educação no Campo: Desafios e Possibilidades.” Logo após, será apresentado o tema “Cinema como recurso de aprendizagem na educação do campo”, pelo professor-doutor Augusto Sá, do IFBa (Campus Uruçuca), às 16h30min.

No primeiro dia do seminário ainda serão promovidas duas oficinas: a Oficina de capacitação tecnológica, ministrada pelo Mestre Ramilton Costa, da Fedora Brasil, e a Oficina de Lógica Computacional: Jogos e Tecnologia para Educação no Campo. A primeira acontecerá no Laboratório Móvel do MEC (caminhão) e a última, no auditório da Secretaria. Ambas serão ministradas pelo Mestre Romeu Menezes, do IFBa (Campus Uruçuca).

No sábado (26), o evento começará pela manhã com o momento cultural, às 8 horas. No decorrer do dia, serão abordados os temas “História da Educação no Campo”, “Movimentos Sociais e a Educação no Campo”, com os palestrantes professor-doutor Ariomar Santos, do IFBa  (Campus Bom Jesus da Lapa), e o mestre Marcelo Torreão, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), respectivamente, além da continuação das oficinas.

“Proporcionar ao aluno do campo a mesma condição que é dada ao da cidade”. Com esse argumento, a secretária Municipal da Educação, Emília Cristina, afirma que isso pode e deve acontecer através da Educação. “A ideia não é fixar o aluno ao campo, é dar a opção dele ir pra onde quiser, mas também poder estudar e se manter no campo, se essa for a sua vontade, tendo consciência plena do que é o campo”.