Beneficiários do Bolsa Família participam de formatação de cursos

Encontro para apresentar resultado de pesquisa
Ascom/Walmir Rosário

A Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria da Assistência Social, promoveu na tarde de quinta-feira (17) um encontro com os beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF). O objetivo da reunião foi analisar e confirmar o resultado de uma pesquisa aplicada anteriormente com as famílias que fazem parte do programa para implantação de cursos para a geração de emprego e renda.

Participaram do encontro o representante da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), professor Raimundo Bonfim, a secretária Municipal da Assistência Social, Vanessa Leite, técnicos do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e mais de 100 beneficiários do PBF. Também fazem parte das ações para a implantação dos cursos, o Departamento de Economia da Uesc, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Incubadora Baiana de Empreendimentos Econômicos Solidários (Ibees).

O oferecimento de novas atividades, a exemplo desses cursos, na opinião da secretária da Assistência Social, Vanessa Leite, é uma recomendação do prefeito Almir Melo, com a finalidade de incentivar a socialização dos assistidos pelos diversos programas. “Estamos realizando diversos eventos para fomentar a convivência em grupo, incentivando novas perspectivas de vida, e dentre os trabalhos de socialização estão presentes o incentivo ao estudo e o fortalecimento de vínculos sociais e familiares”, afirma a secretária.

De acordo com o professor Raimundo Bonfim, o programa de Economia Solidária para o PBF tem a finalidade de interferir na pobreza, potencializando as habilidades dos beneficiários através cursos. Explica, Bonfim, que a pesquisa apontou o interesse das pessoas em quatro linhas de atividades: Confecções, artesanato, estética (corte de cabelo e unhas) e culinária (bolos e salgados).

Após explicar como se dá o processo de implantação do programa, o professor Bonfim explicou todas as características das ações que poderão ser implantadas e forneceu dados sobre os resultados da economia solidária em todo o país. Segundo ele, de cada 10 pessoas que concluem os cursos, apenas uma se incorpora ao processo produtivo e continua exercendo as atividades.

Esses dados, segundo Raimundo Bonfim, é um alerta para que as pessoas possam analisar as ações que pretendem empreender, pois se é preciso saber fazer, o fundamental é que estejam integrados em grupos, na forma de associação. “Essa é a realização de um sonho, mas que precisa ser concretizado com toda a segurança”, ressaltou.

Novos encontros deverão ser realizados com os beneficiários do Programa Bolsa Família que pretendem participar do projeto associativo de produção, para que  as ações sejam empreendidas de forma positiva. “Não basta formatamos e oferecermos cursos, sem que o público-alvo esteja consciente das atividades e da responsabilidade que assumirá posteriormente”, concluiu o professor.

Uma das características positivas do Programa Bolsa Família é disponibilizar projetos e programas, a exemplo dos cursos e oficinas com a finalidade de capacitar os beneficiários, para que encontrem uma “porta de saída” do programa. Através da participação nessas atividades as famílias beneficiárias poderão aprender a desenvolver habilidades, exercer novas atividades produtivas e gerar renda para o seu sustento e de sua família.