Salvador sedia o Fórum Regional Ideias para o Brasil

Na abertura, o presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação
Arquivo/JBO/Maurício Maron

O Fórum Regional Idéias para o Brasil será realizado em Salvador nesta sexta-feira (25) e sábado com a participação também do estado de Sergipe. O Fórum Regional da Fundação Perseu Abramo-FPA, com apoio do PT  reunirá dirigentes, militantes, acadêmicos e representantes de movimentos sociais. 

O evento será aberto na sexta às 14:00 horas no Sol Barra Hotel pela vice-presidenta da FPA, Iole Ilíada e pelo presidente estadual do PT Everaldo Anunciação. “É uma iniciativa muito importante com análises a partir de elementos concretos de ações dos movimentos sociais, governo e dados científicos para o fortalecimento da democracia e avanço das políticas públicas”, afirma Everaldo.

Após a abertura terá início a Mesa Idéias para o Brasil: debatendo o desenvolvimento brasileiro, as políticas sociais e a governança territorial. Participarão Eduardo Fagnani, professor do Instituto de Economia da Unicamp e pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho (Cesit/IE-Unicamp); Paulo Miotta, engenheiro elétrico, ex-diretor do Observatório dos Consórcios Públicos e do Federalismo e assessor técnico da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República; e Vanessa Petrelli Corrêa, economista, professora associada da Universidade Federal de Uberlândia. 

Às 19 horas acontece a Mesa de Abertura com participação de membros da Executiva Nacional do PT, de Marcio Pochmann, presidente da Fundação Perseu Abramo; Everaldo Anunciação, presidente do PT da Bahia; e do deputado federal Rogério Carvalho, presidente do PT de Sergipe.

No sábado, a partir das 10 horas, será realizada a Mesa de Diálogo: o papel das políticas inclusivas no Projeto de Desenvolvimento Nacional. À tarde serão realizadas atividades organizadas pela Secretaria do PT de Combate ao Racismo.

Programação 

Região Nordeste III – (Bahia e Sergipe)

25 de abril – Sexta - feira

14h00-14h15 - Boas-vindas dos organizadores e anfitriões: Iole Ilíada, vice-presidenta da Fundação Perseu Abramo e Everaldo Anunciação, presidente do PT da Bahia

14h15-15h45

Mesa: Ideias para o Brasil: debatendo o desenvolvimento brasileiro, as políticas sociais e a governança territorial 

Expositores/as*

Eduardo Fagnani, professor do Instituto de Economia da Unicamp e pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho (Cesit/IE-Unicamp)

Paulo Miotta, engenheiro elétrico, ex-diretor do Observatório dos Consórcios Públicos e do Federalismo, assessor técnico da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República

Vanessa Petrelli Corrêa, economista, professora associada da Universidade Federal de Uberlândia

Comentarista: Walter Pinheiro, senador

15h45-18h00: debate com o público

19h00-21h00: Mesa de Abertura

Membros da Executiva Nacional do PT 

Marcio Pochmann, presidente da Fundação Perseu Abramo

Everaldo Anunciação, presidente do Partido dos Trabalhadores/Bahia

Deputado federal Rogério Carvalho, presidente do Partido dos Trabalhadores/Sergipe

Demais convidados/as da Bahia

=====================================================

26 de abril – sábado

10 – 11h30 – Mesa de diálogo: O papel das políticas inclusivas no Projeto de Desenvolvimento Nacional

Expositores/as:

Jaques Wagner, governador do Estado da Bahia

Paulo Gabriel, reitor da UFRB

Representante dos Movimentos Sociais de Sergipe

Severine Macedo, secretária Nacional de Juventude da Secretaria Geral da Presidência da República

11h30-13h – Debate com o público

13h00-14h30 – Almoço

14h30 – Atividades organizadas pela Secretaria de Combate ao Racismo do PT